José de Arimateia palestra sobre a situação da tuberculose na Bahia

Republicano alerta que a Bahia ocupa o 3°lugar com maior incidência da enfermidade no país, além de anualmente reunir mais de 4,5 mil novos casos de pacientes com a doença

Publicado em 22/3/2017 - 00:00

jose-de-arimateia-prb-palestra-sobre-situacao-da-tuberculose-na-bahia-foto-cris-oliveira-21-03-17-01
Republicano alerta que a Bahia ocupa o 3°lugar com maior incidência da enfermidade no país, além de anualmente reunir mais de 4,5 mil novos casos de pacientes com a doença

Salvador (BA) – Na semana que marca o Dia Mundial de Mobilização e Luta Contra a Tuberculose, comemorado no dia 24 de março, o presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Pesquisas Afins na Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), palestrou no evento “Unidos para o Fim da Tuberculose”. A ocasião aconteceu na segunda-feira (20), no auditório do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), instituição com 74 anos de existência e referência no Estado no tratamento de doenças respiratórias. A Bahia ocupa o 3°lugar com maior incidência da enfermidade no país, além de anualmente reunir mais de 4,5 mil novos casos de pacientes com a doença.

O ato acontece no período de 20 a 30 de março e objetiva reunir profissionais de saúde e a sociedade civil na expectativa de promover uma série de discussões em torno do tema. Nesses dias, o objetivo é adotar novas medidas para o controle da doença apontada como uma das infecciosas que mais mata no Brasil.

Com o tema “O Poder Legislativo no Enfrentamento Pelo Fim da Tuberculose na Bahia”, o deputado Arimateia destacou dados alarmantes da enfermidade no Brasil e Estado, pontuou as deficiência dos serviços no setor, principalmente no que se refere à situação de vulnerabilidade social. Na oportunidade, ele falou da importância da aprovação do Projeto de Lei nº 21726/2015, de sua autoria, que dispõe sobre a criação da Semana de Conscientização da Tuberculose, a ser comemorado do dia 22 a 28 de março na Bahia. “A tuberculose ainda é um dos problemas mais preocupantes na saúde pública. A redução desses índices só será possível se todos os poderes e sociedade unirem forças para uma disseminação do conhecimento, por meio da informação”, opinou Arimateia.

Privatização

Durante a cerimônia, os profissionais de saúde, servidores e pacientes do HEOM, localizado no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, prometeram discutir no dia 30 de março, último dia do evento, por meio de uma Mesa Redonda, a questão da privatização da unidade, pois acreditam que a instituição deve ser fortalecida e não privatizada.

Texto: Ludmilla Cohim  / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Foto: Cris Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend