Deputado Arimateia apresenta balanço das atividades legislativas no ano de 2017

José de Arimateia apresenta balanço das atividades legislativas no ano de 2017

Republicano destaca as principais ações realizadas em 2017 na Assembleia Legislativa da Bahia

Publicado em 26/12/2017 - 00:00

Deputado Arimateia apresenta balanço das atividades legislativas no ano de 2017
Republicano destaca as principais ações realizadas em 2017 na Assembleia Legislativa da Bahia

Salvador (BA) – Um ano de muito trabalho, resultados positivos e marcado pelo reconhecimento por meio da honraria “Destaque Parlamentar do ano de 2017” do Troféu Imprensa, o deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), que está cumprindo o terceiro mandato na Assembleia Legislativa da Bahia, descreveu sua atuação parlamentar ao longo de 2017.

Presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Saúde e Institutos de Pesquisas Afins na Bahia, o parlamentar foi responsável pela realização de 30 iniciativas, entre ações e audiências públicas, idealizou 28 moções, apresentou quatro projetos de lei, sendo três aprovados, além de criar seis projetos de utilidade pública apresentados e aprovados. José de Arimateia também realizou três sessões especiais no Parlamento Baiano, a exemplo, do Dia dos Idosos, dos Animais e em comemoração aos 27 anos do Estatuto da Criança e Adolescente (ECA).

O deputado, ainda promoveu diversas atividades, muitas delas externas, especialmente em Brasília, por meio da Frente Parlamentar de Apoio ao Protagonismo Infantojuvenil, presidida também por ele. Neste contexto, José de Arimateia apresentou o Projeto de Lei nº 21.417, aprovado no plenário da Casa. A proposição criou o Dia Estadual do Conselheiro Tutelar, que será celebrado anualmente na Bahia no dia 25 de julho. O parlamentar é classificado como o primeiro em criar uma frente relacionada a juventude. Sua iniciativa serviu de inspiração para a implantação de uma semelhante na Câmara e Senado, nomeada como Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Protagonismo InfantoJuvenil.

O parlamentar foi procurado por representantes de Escolas Técnicas do Estado da Bahia, para como presidente da Frente Parlamentar da Juventude, viabilizar junto ao Ministério da Educação e ao Ministério do Trabalho um encontro para cobrar maior agilidade na liberação de cursos técnicos, visando uma maior oferta de vagas. Preocupado, Arimateia realizou diversas reuniões em prol dos jovens para debater o assunto. “Como defensor da juventude, me senti no dever de abraçar e dar corpo a esta iniciativa, focada na prevenção e eliminação do trabalho infantil indiscriminado e na qualificação dos jovens para o futuro ingresso no mercado de trabalho”, disse.

José de Arimateia contou que o balanço é fundamental para fazer perdurar questões que são prioridades em seu mandato, como, a transparência, seriedade e compromisso com o povo da Bahia. Ele ainda afirmou que a retrospectiva é uma oportunidade para gerar a avaliação e ideias futuras. “Como legislador, sigo comprometido com as causas que defendo, como questões vinculadas a saúde pública, idosos, animais e juventude. O ano de 2017 foi mais um ano de muito trabalho buscando dias melhores para a comunidade baiana”, explicou Arimateia.

Ainda como presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Arimateia, este ano, foi um defensor assíduo e declarado pelo não fechamento dos Hospitais Psiquiátricos da Bahia. O parlamentar promoveu duas mobilizações em favor do Hospital Psiquiátrico Afrânio Peixoto em Vitória da Conquista e o Hospital Especializado Lopes Rodrigues em Feira de Santana, além de viabilizar um “Abraçaço” em favor das instituições médicas do segmento da capital baiana.

O “Abraçaço” pelos hospitais psiquiátricos reuniu mais de 300 pessoas, no Juliano Moreira, e em seguida no Hospital Especializado Mário Leal, ambos localizados em Salvador. Preocupado com a situação dos 60 mil pacientes que necessitam dessa assistência específica, o deputado fez diversos pronunciamentos no Plenário da Casa Legislativa afirmando ser contra a desativação das instituições, além de promover reunião nas Voluntárias Sociais, Ministério Público e na ALBA, com autoridades, pais, familiares, pessoas portadoras de transtornos mentais e entidades ligadas a saúde mental para debater o assunto em questão.

Uma bandeira defendida com afinco pelo parlamentar é a causa animal. O deputado realizou pelo sexto ano consecutivo, a sessão especial pela passagem do Dia Nacional dos Animais, celebrado anualmente no dia 14 de março. Uma Feira de Adoção Animal, movimentou o Parlamento Baiano, pelo terceiro ano consecutivo na Assembleia e permitiu que 13 animais passassem a ter um lar.

A causa do idoso também é uma prioridade no mandato de Arimateia. O republicano é autor de diversos projetos de lei pelas pessoas da terceira idade. Este ano, o parlamentar utilizou a tribuna da Casa para detalhar o Projeto de Lei do Poder Executivo, do qual ele foi relator e já foi aprovado no ano de 2013 pela Assembleia Legislativa. O texto tem o designo de criar a Política Estadual da Pessoa Idosa, por meio da Lei 12.925. “Contudo, lamentavelmente, apesar de termos a Lei em vigor ainda não conseguimos, por meio do governo do estado, regulamentar a Política Estadual da Pessoa Idosa, para então garantir que a lei produza efeitos realmente concretos”, assinalou Arimateia. Ele ainda tem lutado diariamente para a implantação do Fundo Estadual do Idoso, inclusive em reuniões em Brasília e diversas outras ocasiões no estado. “É um absurdo que de 417 municípios baianos cerca de seis cidades tenham o Conselho Municipal e Fundo Estadual do Idoso”, lamentou.

Por todo o trabalho mensurado, o deputado Arimateia foi um dos eleitos pelo Comitê de Imprensa da Assembleia Legislativa da Bahia – formado por jornalistas que cobrem as atividades da Casa – com a honraria de “Destaque Parlamentar 2017”. Para o republicano, o “Troféu Imprensa” representa o reconhecimento do seu trabalho sério e de comprometimento com o povo baiano. “Sei que aumenta a minha responsabilidade, mas estou ainda mais motivado para lutar pela minha querida Bahia. Vou continuar Trabalhando por Vocês”, pontuou.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Foto: Cris Oliveira 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend