Jogo “Baleia Azul” é tema de audiência pública em Salvador

Jogo “Baleia Azul” é tema de audiência pública em Salvador

Iniciativa da vereadora Rogéria Santos debateu com especialistas medidas que visam conscientizar pais, familiares e a sociedade para o risco do jogo

Publicado em 10/5/2017 - 00:00

Jogo “Baleia Azul” é tema de audiência pública em Salvador
Iniciativa da vereadora Rogéria Santos debateu com especialistas medidas que visam conscientizar pais, familiares e a sociedade para o risco do jogo

Salvador (BA) – “Baleia Azul: Sua vida vale mais que um jogo”, foi tema da audiência pública promovida pela vereadora Rogéria Santos (PRB), na segunda-feira (8), na Câmara Municipal de Salvador. O objetivo foi discutir com especialistas a temática diante de jovens e apresentar formas de enfrentamento aos desafios do jogo que induz ao suicídio.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam o Brasil em 11ª posição no ranking mundial do suicídio, onde cerca de 25 pessoas se matam por dia, o que segundo a vereadora, é motivo suficiente para que haja ampla discussão com a finalidade de enfrentar os atos de autoextermínio e conscientizar a população.

“O nosso objetivo é abrir a mente dos jovens e mostrar que eles têm a nossa ajuda. Este é um trabalho de conscientização e educação quanto ao uso da internet por jovens e adolescentes. Precisamos proporcionar maturidade à faixa etária que está mais vulnerável. Nós vereadores, estamos preocupados com o suicídio e vamos trabalhar junto aos órgãos para combater o autoextermínio, que hoje é uma realidade pouco discutida”, explicou a vereadora Rogéria Santos.rogeria-santos-vereadora-prb-salvador-ba-debateo-jogo-baleia-azul-em-audiencia-foto-ascom-09-05-2017-02

A audiência contou com a participação de especialistas no assunto, como a psicóloga e representante da SaferNet Bahia, Juliana Cunha, e o médico psiquiatra da Rede Municipal de Saúde, Ivan Araújo, e operadores do Direito, como a defensora pública, Carmen Novaes, o promotor e coordenador do Núcleo de Combate aos Crimes Cibernéticos (NUCCIBER), Fabrício Rabelo Patury.

O evento contou ainda com a presença do coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Roussan (CEDECA), Waldemar Oliveira, e Bruno Miranda, representante da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, Crianças e Juventude, que trouxeram para o debate assuntos relacionados ao suicídio e crimes cibernéticos.

“Temos uma linha de ajuda que o internauta pode acessar e conversar com a equipe da SaferNet, trata-se de um chat para qualquer pessoa que esteja sofrendo alguma violência na internet, que tenham fotos de nudez ou intimas compartilhadas sem consentimento e qualquer caso relacionado”, explicou a psicóloga Juliana Cunha.

“A iniciativa da vereadora Rogéria Santos é excepcional porque muito mais que pensar em ações é ainda melhor estar próximo dos jovens. A Baleia Azul não é um jogo, ao contrário dos jogos que proporcionam diversão. Os psicopatas utilizam essa ideia para usar o meio como um instrumento de ataque aos jovens e adolescentes, como uma forma de manipulação e extermínio”, explicou o promotor Fabrício Rabelo.

O auditório do Centro de Cultura da Câmara Municipal de Salvador ficou lotado de jovens, adolescentes, estudantes, pais, educadores e profissionais que atuam em defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes.

A vereadora é vice-presidente da Comissão Temporária Especial em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Texto e foto: Izabela Silva / Ascom – vereadora Rogéria Santos
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend