João Campos defende criação do Dia Nacional de Luta Contra a ELA

Deputado relatou o projeto na CCJ da Câmara. O objetivo é chamar a atenção da sociedade e dos pesquisadores para a doença

Publicado em 17/6/2017 - 00:00

Deputado relatou o projeto na CCJ da Câmara. O objetivo é chamar a atenção da sociedade e dos pesquisadores para a doença

Brasília (DF) – A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC) da Câmara dos Deputados aprovou, no último dia 12, o relatório do deputado federal João Campos (PRB-GO) ao projeto de lei que institui o Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA).

Ao apresentar-se favorável a proposta, o deputado enfatizou que a instituição da data, a ser comemorada todo dia 21 de junho, é de grande importância, pois chama atenção da sociedade e dos pesquisadores para essa doença degenerativa do sistema nervoso que, além de ser rara, é incurável. “A comemoração também facilitará o debate e o engajamento de cidadãos e de entidades públicas e privadas, que tratam do tema”, ressaltou.

O PL (4075/2015) é de autoria do Senado Federal e também foi aprovado pela Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara. Se não houver recurso, a matéria segue para sanção presidencial.

Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA)

É provocada pela degeneração progressiva no primeiro neurônio motor superior no cérebro e no segundo neurônio motor inferior na medula espinhal. Esses neurônios são células nervosas especializadas que, ao perderem a capacidade de transmitir os impulsos nervosos, dão origem à doença. A ELA pode levar à paralisia motora progressiva, irreversível, de maneira limitante. Não se conhece a causa específica para a esclerose lateral amiotrófica.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend