Ireuda Silva pede que mulheres se unam contra o assédio no Carnaval

Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, presidida pela vereadora Ireuda Silva (PRB) lançou oficialmente a campanha “Meu corpo não é sua fantasia”

Publicado em 28/2/2019 - 00:00 Atualizado em 14/7/2020 - 14:20

Salvador (BA) – Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a vereadora Ireuda Silva (PRB) defendeu que toda a sociedade, a começar pelas mulheres, se una durante o Carnaval de Salvador para lutar e denunciar casos de assédio sexual durante os dias de festa. Na terça-feira (26), o colegiado lançou oficialmente a campanha “Meu corpo não é sua fantasia”, que alertará sobre o tema nos circuitos.

“O assédio é um problema tão grave e tão enraizado na nossa cultura machista e patriarcal que apenas o comprometimento coletivo, a começar pelo das mulheres, é capaz combatê-lo de forma efetiva. E do outro lado, é necessário que toda a rede de proteção à mulher e o poder público de forma geral estejam engajados e atuantes no atendimento das vítimas, e na investigação e punição dos agressores. Quando uma mulher não contribui com a outra, não tem sororidade, é a primeira a enfraquecer a luta”, disse Ireuda.

Em entrevista coletiva durante o lançamento da campanha, Ireuda mencionou que as denúncias de agressão contra mulheres e assédio no Carnaval têm crescido nos últimos anos. “A campanha vem no sentido de fortalecer a rede de combate à violência sexual contra a mulher. Para se ter uma ideia, na rede social de uma mulher que apoiou a nossa campanha, um homem entrou e disse: ‘Assim vocês vão acabar com a nossa cultura’. Ou seja, como se não bastassem ser agressores, muitos homens querem garantir para si o privilégio de agredir e assediar sem maiores consequências”, alertou a republicana.

O lançamento da campanha contou com a presença da comandante da Ronda Maria da Penha (PM-BA), major Denice Santiago; do inspetor-geral da Guarda Municipal, Alyssom Carvalho; das secretárias estadual e municipal de Políticas para as Mulheres, respectivamente Julieta Palmeira e Rogéria Santos (vereadora licenciada), e da delegada Simone Moutinho. Também estiveram presentes o Rei Momo Renildo Barbosa, a rainha plus size do Carnaval, Marlene Basílio, as princesas Rebeca Gusmão e Érica Souza, e os deputados estaduais Jurailton Santos (PRB-BA) e José de Arimateia (PRB-BA).

Além da vereadora Ireuda, compõem a comissão as vereadoras Marta Rodrigues (PT), Ana Rita Tavares (PMB), Aladilce Souza (PCdoB), Marcelle Moraes (sem partido), Lorena Brandão (PSC) e Cátia Rodrigues (PHS).

Texto e foto: Ascom – vereadora Ireuda Silva

Reportar Erro
Send this to a friend