Ireuda Silva pede continuidade do Programa de Bolsa Permanência

Programa do governo federal está prestes a ser extinto. Para a republicana, o fato “representa um retrocesso inadmissível”

Publicado em 06/06/2018 - 00:00

Ireuda Silva pede continuidade do Programa de Bolsa Permanência
Vereadora destaca que estudantes indígenas e quilombolas da Ufba podem ser obrigados a abandonar a instituição por não terem condições de se manter, já que o programado governo federal está prestes a ser extinto

Salvador (BA) – A vereadora Ireuda Silva (PRB), vice-presidente da Comissão da Reparação da Câmara Municipal de Salvador, externou preocupação ao saber que 155 estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal da Bahia (Ufba) podem ser obrigados a abandonar a instituição por não terem condições de se manter, já que o Programa de Bolsa Permanência do governo federal está prestes a ser extinto. Para a republicana, o fato “representa um retrocesso inadmissível”.

“O Brasil tem o costume de, em tempos de crise econômica, cortar primeiro de serviços básicos para o nosso desenvolvimento, como a educação e a saúde. No caso em questão, é significativo que dois dos grupos mais marginalizados da história brasileira estejam, mais uma vez, tendo seus direitos essenciais subtraídos. É um atentado contra a política de reparação, e isso não acontecerá sem que haja luta e resistência”, disse Ireuda.

Nesse sentido, a vereadora criticou o corte de R$ 55 milhões na concessão de bolsas no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (Proies) para subsidiar o preço do óleo diesel. Para a edil, há outros tipos de gastos na máquina pública que são menos importantes e poderiam ser evitados. “O pleito dos caminhoneiros era legítimo, mas não são os mais pobres nem o setor da educação que deveriam pagar a conta. Seria interessante, por exemplo, reduzir as despesas com propaganda, que neste ano retirou R$ 21.727.556 de programas de combate à violência contra a mulher, como foi noticiado pela imprensa”, declarou.

Texto e foto: Ascom – vereadora Ireuda Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro