INPI ganha reforço de mais 70 examinadores para agilizar concessão de marcas e patentes

70 aprovados que faziam parte do cadastro de reserva vão se juntar aos 140 servidores já empossados pelo ministro Marcos Pereira

Publicado em 29/03/2017 - 00:00

marcos-pereira-prb-inpi-ganha-reforco-de-mais-70-examinadores-para-agilizar-concessao-de-marcas-e-patentes-foto-ascom-mdic-29-03-17
70 aprovados que faziam parte do cadastro de reserva vão se juntar aos 140 servidores já empossados pelo ministro Marcos Pereira

Brasília (DF) – O Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) vai receber o reforço de mais 70 aprovados que faziam parte do cadastro de reserva do último concurso, realizado em 2014. O Ministério do Planejamento, a pedido do MDIC, publicou portaria na edição desta quarta-feira (29) do Diário Oficial da União liberando a nomeação.

Serão chamados 70 candidatos, sendo 50 para o cargo de Pesquisador em Propriedade Industrial e 20 para o cargo de Tecnologista em Propriedade Industrial.

A totalidade dos 140 candidatos aprovados no quadro de vagas do concurso de 2014 já havia sido empossada pelo ministro Marcos Pereira (PRB) – 70 pesquisadores ingressaram no INPI em 2016, além de mais 30 pesquisadores e 40 tecnologistas.

Como parte do esforço para agilizar a análise de pedidos de marcas e patentes e acabar com o estoque de pedidos (backlog), o ministro havia solicitado ao Ministério do Planejamento a nomeação do cadastro de reserva.

“Mesmo em tempos de ajuste econômico, é preciso dar condições para que o setor produtivo avance. O exame de marcas e patentes tem que ser feito em um tempo compatível com as práticas internacionais. Nossa gestão está fortemente comprometida com a redução de gargalos e com a modernização do INPI, e as nomeações do cadastro de reserva autorizadas hoje são mais um grande passo nesse sentido”, afirmou Marcos Pereira.

Segundo a portaria publicada no Diário Oficial da União, os candidatos serão chamados a partir de abril. “As contratações do cadastro de reserva são fundamentais para aumentar a performance do INPI com o objetivo de elevar o serviço aos padrões internacionais”, disse o ministro do PRB.

Texto e foto: Ascom – MDIC

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro