Iniciativa de Jaime Alves, Banco de Ideias Legislativas já pode ser acessado

População já pode acessar o site da Câmara Municipal de Barra Mansa (RJ) e dar sugestões que poderão se transformar em indicações, projetos de lei ou resoluções

Publicado em 13/01/2018 - 00:00

Iniciativa de Jaime Alves, Banco de Ideias Legislativas já pode ser acessado
Segundo Jaime, a população precisa ter conhecimento que a iniciativa já pode ser realizada no site do Legislativo

Barra Mansa (RJ) – Já está em funcionamento no site da Câmara Municipal de Barra Mansa, um link para que a população possa dar sugestões que poderão ser posteriormente analisadas ou até mesmo usadas pelos vereadores como indicações, projetos de lei ou de resolução. Trata-se do Banco de Ideias Legislativas, iniciativa do vereador Jaime Alves (PRB), através de projeto de resolução aprovado no ano passado.

Segundo Jaime, a população precisa ter conhecimento que a iniciativa já pode ser realizada no site do Legislativo, através do endereço http://camarabarramansa.rj.gov.br/banco-de-ideias-legislativas. Basta acessar e colocar as sugestões. “A ideia ficará no banco de dados da Câmara, disponível aos vereadores, comissões e mesa executiva. O parlamentar que se interessar pode avaliar e apresentar como um projeto de lei, por exemplo, sugerido pela população. É uma ferramenta que já está disponível para as pessoas”, explicou o republicano.

Os objetivos da proposta são: promover a legislação participativa no âmbito da cidade; aproximar a câmara da comunidade, permitindo que cidadãos possam apresentar sugestões ao Parlamento; integrar as entidades da sociedade civil às discussões sobre o ordenamento jurídico.

Para sugerir iniciativas, é preciso que o cidadão faça sua identificação no site, seus meios para contato e especificar o que pensa de maneira clara e objetiva. Podem se registrar como autoras de sugestões também, além do cidadão, associações, sindicatos, Organizações Não Governamentais (ONGs), partidos políticos ou qualquer entidade da sociedade civil.

“É notório o esforço empenhado pelas instituições políticas brasileira nos últimos anos para se aproximar da população que cada vez mais manifesta insatisfação em relação ao Poder Público, ao sistema político e ao mau uso dos recursos provenientes da arrecadação de impostos. A Lei 12.527, de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação, foi um importante passo nesse processo ao permitir aos cidadãos solicitar acesso a dados antes restritos”, destacou Jaime Alves, frisando que o Banco de Ideias Legislativas é mais um avanço nessa aproximação ao permitir que o cidadão ou entidade formalize sugestões ao ordenamento do município.

Texto e foto: Ascom – vereador Jaime Alves
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro