Idosos do DF recebem palestra sobre prevenção de quedas

Quirino levou conscientização aos moradores do Recanto das Emas

Publicado em 17/04/2013 - 00:00

Idosos do DF recebem palestra sobre prevenção de quedas
Quirino levou conscientização aos moradores do Recanto das Emas

Recanto das Emas (DF) – Cerca de 80 idosos frequentadores do Centro de Convivência do Idoso – Associação Árvores da Vida, localizada no Recanto das Emas, receberam na última semana, a equipe da Secretaria Especial do Idoso do Distrito Federal, liderada por Ricardo Quirino (PRB-DF), para uma palestra sobre “Prevenção de quedas em idosos”.

“Reconhecemos o sucesso do trabalho através da expressão do rosto de quem participa, não vou esquecer do olhar firme de todas os senhores, este é o perfil que queremos mostrar para a sociedade. A equipe está de parabéns”, disse Quirino.

A palestra “Prevenção de quedas em idosos” foi ministrada pela psicóloga Dra. Elza Maestro, segundo ela, as quedas não são intencionais e independem da faixa etária, porém, o risco torna-se maior com o aumento da idade. “Após os 65 anos, a incidência pode aumentar, e o envelhecimento provoca redução da visão, redução da audição, diminuição da massa muscular, alterações do equilíbrio e da mobilidade alterações fisiológicas”, conta.

A psicóloga explicou ainda que a maioria das quedas acontece dentro de casa e deu dicas de como ser prevenir: “Dentro de casa deve-se evitar o uso meias sem sapatos, de chinelos ou tamancos e sapatos com saltos”, orienta.

Essa foi a primeira vez que o programa Ciclo de Palestras chega a cidade do Recanto das Emas, o programa desenvolvido pela Secretaria tem objetivo de conscientizar os idosos no que se refere a seus direitos e a importância de se ter hábitos saudáveis para se prevenir doenças, alcançando o envelhecimento saudável.

A coordenadora do CCI, Elisabeth Ramos, ficou comentou a palestra realizada. “É muito satisfatório para nós receber em nossa CCI, a Secretaria e a palestra para os idosos, eles estão muito felizes com a orientação recebida” conta.

Os idosos da “Associação Árvores da Vida” contam com várias atividades dentre elas estão: ginástica, capoterapia, alfabetização, cursos de artesanato e passeios.

Para participar, basta entrar em contato através dos telefones:8562-9539/3333-2979 ou comparecer no endereço: Q. 206 Lt. 05 – Centro de Convivência do Idoso – Associação Árvores da Vida.

Fonte e fotos: Ascom – SEI

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro