Hospital São Carlos volta a ser referência em Alta Complexidade

Hospital São Carlos volta a ser referência em Alta Complexidade

A deputada Fran Somensi, defensora da medida, comemorou o retorno dos atendimentos em Alta Complexidade, que contemplará 34 municípios da região de Farroupilha

Publicado em 31/10/2019 - 00:00

Hospital São Carlos volta a ser referência em Alta Complexidade
A deputada Fran Somensi, defensora da medida, comemorou o retorno dos atendimentos em Alta Complexidade, que contemplará 34 municípios da região de Farroupilha

Farroupilha (RS) – Atendendo ao pedido da deputada Fran Somensi (Republicanos-RS), a secretária de Saúde do Rio Grande do Sul assinou, na quarta-feira (30), portaria que torna o Hospital Beneficente São Carlos, em Farroupilha, referência em Alta Complexidade em traumato-ortopedia.

Vencidas todas as etapas burocráticas do processo, a partir de novembro o hospital já pode iniciar os atendimentos que contemplam 34 municípios das microrregiões de saúde Vinhedos e Basalto e Uva e Vales.  

Fran Somensi classificou o feito como um grande avanço, pois, segundo ela, serão 382.516 mil habitantes que podem, a partir de agora, contar com atendimentos de urgência e emergência, além de cirurgias eletivas. “Dias como hoje, nos fazem acreditar que podemos sim, usar da política para fazer coisas boas para as pessoas. Em março deste ano, trouxemos a secretária Arita para visitar o São Carlos, para que ela pudesse ver que ali, tinha uma grande estrutura, que poderia oferecer este serviço tão importante para nossa população”, disse Somensi.

A republicana foi defensora da aprovação junto à Secretaria de Saúde do estado, ao Ministério da Saúde e, levou a pauta, ao próprio presidente da República.

Há mais de cinco anos esses pequenos municípios da serra, estavam sem essa referência, somando mais de três mil pessoas em filas de espera. Além do incremento e qualificação de serviços, aumento do índice de ocupação do Hospital, a habilitação para atendimentos de alta complexidade em Traumato-Ortopedia gera recursos de R$ 420 mil mensais para a entidade, vindos da união, do estado e dos municípios conveniados, que passam a contratar as cirurgias junto à entidade.

De acordo com Arita, é de extrema importância a retomada destes procedimentos em Farroupilha, visto que o São Carlos tem capacidade para oferecer o serviço com qualidade, levando em consideração a demanda regional pelo serviço. “É impressionante ver um resultado tão bem construído e aprovado em tão pouco tempo. Nós temos que agradecer a todos os municípios que entenderam a necessidade de trazermos a alta complexidade para cá, e o prefeito Claiton pela sensibilidade em dizer sim para este novo desafio”, salienta Bergmann.

A secretária Arita, destacou, ainda, o trabalho feito pela deputada Fran, na representação da saúde na serra, e lembrou do Plano de Ação Regional aprovado na última semana, que irá gerar mais de R$ 17 milhões em recursos para hospitais da serra gaúcha.

Texto e fotos: Ascom – deputada estadual Fran Somensi
Foto: Anderson Barros
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro