Governo do AP lança campanha para sensibilizar jovens sobre relacionamentos abusivos

Segundo Aline Gurgel, secretária de Políticas para as Mulheres, a intenção é atingir o maior número de jovens e trabalhar a prevenção será o foco principal

Publicado em 21/6/2017 - 00:00

Governo do AP lança campanha para sensibilizar jovens sobre relacionamentos abusivos
Segundo a secretária Aline Gurgel, a intenção é atingir o maior número de jovens e trabalhar a prevenção será o foco principal

Macapá (AP) – Para prevenir os abusos e promover a criação de espaços onde os jovens aprofundem a sua consciência crítica sobre a gravidade e impacto da violência nas relações de namoro, o Governo do Amapá lançou o campanha “Namoro Sem Violência”. A intenção é possibilitar a sensibilização e mudanças de comportamento nas relações afetivas nocivas entre jovens. A estratégia, lançada na segunda-feira (19), será desenvolvida pela Secretaria Extraordinária de Políticas para as Mulheres (SEPM), liderada pela republicana Aline Gurgel (PRB), e que surgiu após as profissionais do Centro de Atendimento à Mulher e à Família (Camuf) detectarem – por meio de questionário de pesquisa e intervenção em algumas escolas públicas – que a violência está presente em muitas relações de namoro.

As atividades práticas iniciarão nesta quarta-feira (21), nas escolas estaduais Maria do Carmo Viana dos Anjos, Jacinta Carvalho e Lucimar Amoras Del Castillo. As ações serão realizadas em parceria com as secretarias de Estado da Educação (Seed) e da Juventude (Sejuv). Os alunos serão envolvidos em palestras educativas, dinâmicas em grupo para que seja dada voz aos jovens, vídeos de conscientização e sensibilização, respostas a questionários de pesquisas, concurso de redação e roda de conversa. Após a conclusão dessa fase, será criado um manifesto em vídeo com todos os jovens participantes fazendo chamadas de combate à violência no namoro. A Seed agirá como multiplicadora da capacitação de profissionais para ampliar a campanha no maior número possível de escolas. 

Segundo Aline Gurgel, secretária da SEPM, a intenção é atingir o maior número de jovens e trabalhar a prevenção será o foco principal. “Detectamos que muitos jovens enfrentam um relacionamento abusivo, controlado suas postagens nas redes sociais, suas vestimentas e usando palavras pejorativas. Eles podem procurar as psicopedagogas das escolas para iniciar o processo de acompanhamento”, esclareceu a republicana.

As manifestações da campanha serão agregadas nas redes sociais por meio das hashtags #NamoroSemViolência #Euapoio.

Como reconhecer

A violência no namoro é um ato pontual ou sucessivo, cometido por um dos parceiros numa relação amorosa. Acontece quando um dos parceiros exerce poder e controle sobre o outro com vista a conseguir o que pretende.

Ela é caracterizado por um conjunto de comportamentos e/ou atitudes violentas, repetidas ou pontuais, cometido por um dos elementos da relação ou por ambos, e que visa controlar e estabelecer uma relação de dominância sobre o outro.

Essa violência é, também, exercida de múltiplas formas, podendo ser física, psicológica, sexual ou de outras formas como controlar as redes sociais, humilhar a pessoa com quem se namora perante outras pessoas ou ter ciúmes excessivos. A violência no namoro não olha gêneros, pois tanto há vítimas femininas e masculinas, tal como há agressores masculinos e femininos.

Texto e foto: Ascom – Governo do Amapá
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend