George Hilton e embaixador conversam sobre cooperação esportiva entre Brasil e Azerbaijão

Durante o encontro, o diplomata Azeri ressaltou o interesse mútuo entre os países.

Publicado em 15/01/2015 - 00:00

George Hilton e embaixador conversam sobre cooperação esportiva entre Brasil e Azerbaijão
Durante o encontro, o diplomata azeri ressaltou o interesse mútuo em prosseguir e aprofundar os compromissos entre os países.

 

Brasília (DF) – A cooperação esportiva entre Brasil e Azerbaijão, que vem se aprofundando nos últimos anos, foi o tema do encontro entre o embaixador Elnur Sultanov e o ministro do Esporte George Hilton, nesta quarta-feira (14/01), em Brasília. O diplomata azeri ressaltou o interesse mútuo em prosseguir e aprofundar os compromissos entre os países.

“Viemos parabenizar o novo ministro pelo cargo. Conversamos sobre o estado atual da cooperação esportiva entre os dois países, que já é forte, além das perspectivas futuras de encaminhamento dos acordos”, disse Sultanov.

O diplomata entregou ao ministro Hilton uma carta do ministro do Esporte e Juventude do Azerbaijão, Azad Rahimov, que expressa o desejo de dar continuidade à cooperação entre os dois países. Eles ainda conversaram sobre formas de apoiar a iniciativa de entidades brasileiras e azeris de organizar um torneio mundial de capoeira no Rio de Janeiro em maio de 2016.

Em novembro de 2014, os governos do Brasil e do Azerbaijão firmaram um plano de ação conjunto para o intercâmbio esportivo, nas modalidades de futebol e luta olímpica, este último, esporte tradicional no país europeu. Além disso, os dois países realizarão troca de experiências na organização de megaeventos.

O Azerbaijão será a sede dos Jogos Olímpicos Europeus deste ano. Em 2016, o país receberá uma prova da Fórmula 1, em circuito de rua na capital Baku, e o Campeonato Mundial de Xadrez. Em 2017, o Azerbaijão vai realizar os Jogos Islâmicos.

Ex-integrante da União Soviética, independente desde 1991, a República do Azerbaijão participou de cinco Olimpíadas e conquistou 26 medalhas: seis de ouro, cinco de prata e 15 de bronze.
Fonte e foto: Ascom – Ministério do Esporte

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o email: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro