Frente Parlamentar foi proposta pelo deputado Carlos Gomes. Lançamento será na próxima quinta (11), às 14h, na Câmara dos Deputados.
Publicado em 6/6/2015 - 00:00
Brasília (DF) – Por iniciativa do deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), a Câmara Federal vai lançar na próxima quinta-feira (11) a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem. O anúncio foi feito em pronunciamento durante sessão solene alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento será realizado às 14 horas, no Plenário 14.
Proponente do fórum, Carlos Gomes destacou a importância de promover o desenvolvimento sustentável por meio da reciclagem. Ele aponta que somente 18% dos 5.570 municípios brasileiros têm sistema de coleta seletiva. Gomes explica que em 2010, a Câmara aprovou a Lei 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos, com o objetivo de integrar catadores, empresários e a sociedade, além de compartilhar a responsabilidade sobre esses resíduos entre municípios, estados e a União. “Precisamos avançar muito, pois existem metas que não foram alcançadas e ações que ainda não foram colocadas em prática como o fim dos lixões, que contaminam o solo, os lençóis freáticos, além de provocar danos à saúde da população”, apontou.
O deputado ressalta que a Frente Parlamentar trabalhará na criação, debate e encaminhamento de políticas que impulsionem a cadeia produtiva da reciclagem no Brasil. “Nossa meta é agilizar a votação de projetos sobre o tema em tramitação no Congresso Nacional – atualmente são 62, além de buscar ideias em países onde a reciclagem é referência. Há exemplos como a Suécia e a Noruega, que importam resíduos sólidos para a produção de energia. Em Oslo, capital norueguesa, metade da cidade e a maioria das escolas são aquecidas pela queima do lixo doméstico, resíduos industriais e até hospitalares, o que reduz o uso de combustíveis fósseis”, observou.
No Brasil, são recolhidas anualmente 76 milhões de toneladas de resíduos sólidos, mas somente 3% desse montante é reciclado. Carlos Gomes salienta que o desafio de fomentar o progresso econômico da cadeia da reciclagem tem início em casa, na separação adequada do lixo, passa pela coleta seletiva até a destinação dos resíduos às cooperativas ou aterros sanitários, chegando à reinserção do material nas linhas industriais para a confecção dos mais variados produtos. “Nosso sonho é de que o Brasil seja um país capaz de realizar o manejo adequado de 100% dos seus resíduos sólidos, pois quanto mais se recicla, menos se recorre aos recursos naturais”, ponderou.
Texto: Jorge Fuentes – Ascom deputado federal Carlos Gomes
Edição: Ascom Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.