Projeto “FRB Perto de Você” leva serviços gratuitos à comunidade de Ceilândia

Projeto "FRB Perto de Você" leva serviços gratuitos à comunidade de Ceilândia

A ação atendeu à comunidade gratuitamente com serviços educativos e instrutivos, além de atividades esportivas e culturais

Brasília (DF) – Em continuidade às comemorações de aniversário, a Fundação Republicana Brasileira promoveu, na última quarta-feira (29/11), o evento “FRB Perto de Você – Especial 10 Anos” no centro de Ceilândia, Região Administrativa do Distrito Federal localizada a cerca de 26km da zona central de Brasília. A ação atendeu à comunidade gratuitamente com serviços educativos e instrutivos, além de atividades esportivas e culturais.

Segundo o presidente da entidade, Renato Junqueira, só é possível atender mais e melhor às pessoas indo até elas. “O evento é uma mobilização feita pelos colaboradores da Fundação com o objetivo de aproximar ainda mais a FRB da sociedade. Mostramos quais são nossos projetos e objetivos. Nossa intenção, ao alcançar as regiões administrativas, é oportunizar que mais pessoas conheçam e possam ser beneficiadas pelos cursos e serviços, sem custos. Para isso, hoje contamos com parceiros, aos quais somos muito gratos”, destacou.

Durante todo o dia a equipe recebeu moradores e público local nas tendas montadas próximo ao restaurante comunitário e à feira permanente. Aulão de zumba com os professores Sirlândio e Elizete, dança para idosos com o professor Jair Silva e participação do grupo da melhor idade “Respeito à vida”, também foram realizadas. A contação de histórias ficou por conta do poeta Domício Chaves.

No espaço “Trabalhador do Futuro” os advogados Erisvania Sousa Silva e Júlio César Lopes; e o chefe de recursos humanos da Fundação, Silvano Assunção, esclareceram detalhes da reforma trabalhista. Já no cantinho de leitura houve a doação de livros sobre sucesso profissional e Direito aos participantes, patrocinados pela faculdade Anhanguera. Para as turmas dos cursos de inglês e espanhol de 2018, a FRB promoveu pré-inscrições, muito procuradas pelo público presente.

Uma exposição de imagens com fatos marcantes da política brasileira deu início ao momento de diálogo sobre os rumos do país. O cientista político e tutor do curso on-line da FRB, Fábio Vidal, explanou o conteúdo da palestra “Política pra quê?”. Os participantes puderam expressar sua indignação quanto aos problemas sociais e expor o que mudariam na cidade.

Parcerias educativas

Em parceria com o Detran-DF foram promovidas atividades de prevenção a acidentes de trânsito, como os simuladores oculares que replicam o efeito de álcool, drogas pesadas e cansaço ao se locomover. Materiais informativos e lúdicos foram distribuídos com orientações de segurança para crianças e adultos.

Já a Companhia de Saneamento Ambiental (Caesb), além de manter os visitantes hidratados, com a distribuição de água, também deu dicas de consumo consciente, principalmente neste período em que os candangos passam por crise hídrica e racionamento. O evento contou com o apoio da administração regional e de diversos voluntários, como o Rivas – artista responsável por grafitar as lonas das tendas.

Fala, povo!

Zenilda Fernandes, moradora de Ceilândia há 16 anos, visitou as tendas da FRB e declarou: “conseguir livros e cursos como esses era tudo que eu queria. Sem contar a atenção que o pessoal teve comigo aqui. Fico muito feliz em ver que ainda existem pessoas e instituições boas e preocupadas com a gente”, disse a estudante de eventos, de 55 anos.

Josenir Oliveira Cesáreo chegou em Brasília em 1959 e há 10 anos vive em Ceilândia. Para ele o contato com o evento foi uma oportunidade de desabafar. “Isso aqui é muito bom e necessário, sabe? Os políticos, na maioria das vezes, não nos dão atenção, esquecem que a gente existe depois do voto. E vocês, da FRB, me ouviram. Ser ouvido é importante e eu precisava desse desabafo”, finalizou.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga / Ascom – FRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.