Moradores do DF debatem participação e liderança em curso da FRB

Moradores da comunidade participaram da quarta edição presencial do Curso de Lideranças Femininas da FRB

Publicado em 2/8/2016 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 15:33

Brasília (DF) – A sede da Fundação Republicana Brasileira (FRB) recebeu, na manhã deste sábado (30), moradores da comunidade do Distrito Federal para a quarta edição presencial do Curso de Lideranças Femininas. Moradores de cidades satélites como Sobradinho, Guará e Ceilândia participaram da aula ministrada pela cientista política Daniela Rabello.

A presidente da instituição, Telma Franco, prestigiou a classe. “Nos sentimos muito felizes por receber essas pessoas. São homens e mulheres líderes nas suas casas, nos seus bairros, nas escolas, no trabalho e na comunidade. E esse curso vai contribuir para que potencializem essa liderança. Isso é muito importante para o processo político atual”, disse.

telma-franco-frb-prb-curso-lideranca-feminina-foto2-ascomfrb-2-8-2016Daniela contextualizou situações da rotina social como relações pessoais e profissionais, destacando que é necessário participar de movimentos simples, como uma reunião de condomínio, uma deliberação para conquistar melhorias para a comunidade, a divisão de tarefas domésticas entre os familiares, além de outras questões que demandam atitude e decisão.

“É o que acontece quando vamos reformar um apartamento. Queremos escolher os reparos, a decoração, a cor das paredes. Cada detalhe é pensado, para que tudo fique pronto e atenda às necessidades daquela moradia. Assim acontece com o país. Essas paredes são nossas, essa casa é o Brasil. E cada um de nós pode contribuir nessa reforma”, exemplificou.
Raimunda Souza Cruz, moradora de Ceilândia, tem 55 anos e realiza um trabalho social de alfabetização em sua cidade. Ela foi convidada recentemente para integrar a prefeitura da quadra onde reside e mostrou-se satisfeita com o curso. “Atendeu muito as expectativas. A partir do momento que fiz o curso, percebi que posso fazer mais pela comunidade, pois acrescentou meu conhecimento. Agora vou lutar com mais força pelo povo de lá”, disse.

telma-franco-frb-prb-curso-lideranca-feminina-foto3-ascomfrb-2-8-2016
Telma, Raimunda e Mari

Meri de Morais Nogueira, moradora do bairro Lúcio Costa, na cidade satélite do Guará, destacou que a aula contribuiu para que ela estabeleça a liderança comunitária de forma eficiente. “O curso foi uma resposta muito positiva, não só aos anseios das mulheres do meu bairro, mas do Brasil. O líder comunitário hoje precisa se munir de cursos, de ferramentas, de informações para, de fato, atender ao povo e não a interesses particulares. O PRB mais uma vez está de parabéns, pois é um partido à frente do seu tempo”, destacou a jornalista de 36 anos.

Questionada sobre a corrupção, a comunicóloga explicou: “Tem gente que faz politicagem e a gente quer e tem que mudar isso”. E acrescentou: “O bom líder é agregador. Ele consegue disseminar conhecimento e inspirar a ponto de fazer o mundo se modificar à sua volta. Você precisa se informar, escolher seu lado e batalhar. Mas para lutar pelo que acredita é necessário respeito. É preciso dialogar com quem pensa diferente”, finalizou Daniela.

Na oportunidade, a assessora parlamentar Carla Rogado falou sobre o trabalho do deputado distrital Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF) na Câmara Legislativa. Informativos foram distribuídos aos presentes, que puderam saber mais a respeito das atividades voltadas à garantia dos direitos da pessoa idosa, da mulher, do jovem, entre outras bandeiras levantadas pelo republicano.

Texto: Suellen Siqueira / Ascom FRB
Fotos: Carlos Gonzaga

Reportar Erro
Send this to a friend