FRB realiza Curso de Política para surdos em Brasília

FRB realiza Curso de Política para surdos em Brasília

Segunda edição de formação inclusiva atendeu comunidade surda do Distrito Federal

Brasília (DF) – Na sexta-feira (28), a Fundação Republicana Brasileira (FRB), promoveu pela segunda vez o Curso de Política para Surdos na sede da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos do Distrito Federal (Apada/DF). Toda a aula foi simultaneamente traduzida pelo intérprete em Libras, William Tomaz.

Cerca de 50 estudantes atendidos pela entidade inclusiva participaram da palestra, que foi promovida pelo doutor em Ciência Política e coordenador acadêmico da FRB, Leonardo Barreto. O especialista afirmou a importância da iniciativa para a comunidade surda. “Assim como eu estou aqui trazendo política para os participantes, também estou compreendendo como eles percebem o mundo da política. Então, a gente está construindo pontes entre nós, permitindo que todo mundo possa ter uma participação política independente de alguma diferença física e ajudando a realização da cidadania”, ressaltou Barreto.

FRB realiza Curso de Política para surdos em Brasília

A participante Ana Cristina Costa abordou as dificuldades da pessoa surda na introdução à política no Brasil. “Na minha vida inteira eu nunca havia tido informação política, nem quando eles colocam o intérprete de Libras na janelinha da TV nas propagandas eleitorais, pois é muito rápido. Não consigo perceber uma coerência com o que está sendo apresentado visualmente na sinalização, então permanecia na ignorância no assunto por causa disso. Hoje, tive meu primeiro contato real com a Ciência Política”.

Para Marcos de Brito, coordenador da Apada/DF, “a questão da surdez passa por essa barreira da comunicação desde a família até as instâncias finais da sociedade, que é a política, ainda mais neste ano eleitoral. Logo, é muito importante o acesso à informação. O surdo, para se sentir uma pessoa empoderada, precisa saber quem será seu representante, que mostre que ele tem direitos e eles devem ser cumpridos. De acordo com o Ministério da Saúde, há 10 milhões de deficientes auditivos (surdos) no Brasil, então é muito importante que hajam ações como a que a FRB está realizando, para que eles façam escolhas responsáveis”.

Renato Junqueira, presidente da FRB, encerrou o curso convidando os estudantes à conscientização política. “É essencial nós refletirmos, analisarmos e estabelecermos critérios de avaliação diante do quadro político para não comprometermos o futuro do nosso país. A nossa geração precisa se envolver e participar mais das mudanças”, destacou.

Texto: Ellen Fernandes / Ascom – FRB
Fotos: Mazé Rodrigues / Ascom – FRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.