FRB promove palestra de conscientização ao câncer de mama

Iniciativa alerta sobre cuidados em alimentação e estilo de vida como precaução

Publicado em 18/10/2016 - 00:00 Atualizado em 8/6/2020 - 10:19

Brasília (DF) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB), em parceria com o Instituto de Câncer de Brasília (ICB), promoveu gratuitamente na tarde desta segunda-feira (17), uma palestra de conscientização e prevenção ao câncer de mama. A iniciativa partiu da presidente da instituição Telma Franco devido ao apoio à campanha internacional Outubro Rosa. A palestra foi realizada na sede da FRB, em Brasília (DF), e contou com a participação de alunos, colaboradores da instituição e público externo.

O câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele. A doença também atinge homens, porém é raro. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), em 2015 a estimativa era de 57.120 novos casos. Em 2016, estima-se que esse número chegue a 57.960, ou seja, haverá um aumento de 840 casos (ou de 1.48%).

Para Marli Peixoto, mestre em Ciências Médicas do (ICB), a melhor forma de se prevenir contra a doença é ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos e fazer exames periódicos anualmente. “É importante fazer a mamografia e também o autoexame. Assim que a mulher identificar qualquer nódulo, dor, incômodo ou indisposição, é aconselhável que a pessoa procure orientações médicas para evitar problemas futuros. O câncer de mama diagnosticado precocemente pode salvar vidas”.

Durante a palestra foram apresentados dados atualizados como os fatores de risco de se adquirir a enfermidade, sendo o primeiro a alimentação (35%), seguido do tabagismo (30%) e da exposição excessiva ao sol (7%). Foram reveladas dicas a respeito de alimentos nocivos à saúde, como enlatados, defumados, embutidos e preservados em sal. A palestrante também alertou sobre a valia da prática de exercícios físicos. “A chance de um câncer ser hereditário é em média 3%, enquanto a chance do adquirido é de 90%. Ninguém está livre dessa estatística, o que previne é o estilo de vida que cada um adota”, declara Marli.

Telma Franco é a primeira mulher a presidir a FRB, e para a líder, a orientação sobre o assunto é primordial para a saúde pública. “Tivemos essa iniciativa visando enaltecer a campanha e trazer essas informações para os nossos colaboradores, já que a maioria é composta por mulheres, as maiores afetadas pela doença. Prevenção é o melhor caminho”.

“É muito importante que as pessoas tenham esse tipo de conhecimento, com isso podemos evitar e detectar a doença ainda no início. A palestra foi enriquecedora e eu vou levar esse conhecimento para minha família e principalmente pros meus amigos, pois eu nem sabia que homem poderia ter câncer de mama”, destacou a aluna do curso de inglês, Beatriz Maciel.

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – FRB
Foto: Carlos Gonzaga

 

 

Reportar Erro
Send this to a friend