Agentes do programa “Mala do Livro” recebem Curso de Auxiliar de Biblioteca da FRB

Agentes do programa "Mala do Livro" recebem Curso de Auxiliar de Biblioteca da FRB

Curso abordou noções básicas de como organizar uma biblioteca comunitária, administração de acervo, catalogação, estrutura física e organizacional

Brasília (DF) – A Fundação Republicana Brasileira (FRB) promoveu, no último sábado (17), no Museu Nacional de Brasília, a segunda edição do Curso de Auxiliar de Biblioteca para agentes de leitura do programa Mala do Livro. A iniciativa é fruto de uma parceria da FRB e da coordenação do projeto. Agentes de diversas localidades do Distrito Federal participaram do aulão, que esclareceu noções básicas de como organizar uma biblioteca comunitária, administração de acervo, catalogação, estrutura física e organizacional. Ao todo, dez horas-aulas serão oferecidas gratuitamente com certificação. O próximo encontro da turma será no sábado (24).

Agentes de leitura recebem Curso de Auxiliar de Biblioteca da FRB

Para a professora Luciana Santos, todas as etapas do aprendizado são necessárias para um bom atendimento ao usuário. “Esses alunos saem daqui hoje aprendendo a ter um cuidado diferenciado em relação aos acervos que eles vão tratar. Saem com um olhar bibliotecário e o mais importante: trabalhando de uma forma que aproxima o usuário e o incentiva ainda mais à leitura”, ressaltou.

A agente de leitura, Jalline de Sousa, que disponibiliza livros para moradores do Paranoá Parque, destacou que acessibilidade é um incentivo a mais para o leitor. “O conteúdo só tem a agregar, as técnicas explicadas aqui são valiosas e vão ajudar no meu dia a dia para deixar o meu acervo mais acessível aos usuários”, disse.

“Tivemos o privilégio de conhecer a Fundação Republicana Brasileira. Primeiro a instituição faz uma doação considerada de quase 8 mil livros, depois nos prestigia com esse curso de excelência e necessário para a categoria pro fortalecimento do livro e da leitura. Eu estou muito feliz com essa oportunidade”, observou Maria José, gerente do projeto Mala do Livro. O grupo é composto, na sua maioria, por jovens que trabalham como voluntários levando os títulos doados para incentivar a leitura na comunidade.

Para o presidente da FRB, Renato Junqueira, os agentes têm um papel relevante na sociedade. “É com muita satisfação que a instituição oferece esse curso para profissionais que têm a missão de fazer chegar os livros até crianças, adolescentes, adultos e pessoas que precisam de educação e que precisam de conhecimento. Educação é a base de tudo e na FRB é prioridade”, disse.

Saiba mais

O Curso de Auxiliar de Biblioteca é uma ação continuada da campanha “Doe livros. Ajude a Escrever um Futuro Melhor”, lançada pela FRB em outubro de 2016. A primeira edição aconteceu em Planaltina/DF.

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – FRB
Fotos: Carlos Gonzaga / Ascom – FRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.