Deputado distrital lamentou o resultado da pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Justiça
Publicado em 26/9/2013 - 00:00
Brasília (DF) – O deputado distrital Evandro Garla (PRB-DF) lamentou o resultado da pesquisa da Fundação Osvaldo Cruz, em parceria com o Ministério da Justiça, que revelou o número de usuários de crack e similares no País. De acordo com os dados, o Brasil soma 370 mil usuários nas capitais e no Distrito Federal. No topo da lista estão as capitais nordestinas com quase metade dos usuários, seguidas pelas capitais da região sudeste, centro-oeste, sul e norte.
“O levantamento mostra que os usuários têm, em média, 30 anos de idade, mas a maioria dos dependentes tem entre 18 e 24 anos. Este é o momento para refletirmos como podemos resgatar estes jovens. Temos que elaborar estratégias, por meio do esporte, cultura, lazer ou outros métodos”, observa Garla.
De acordo com a pesquisa, foram ouvidos 7.381 usuários regulares para constatar que 78,7% são homens, uma proporção masculina superior à constatada em estudos anteriores sobre consumo de cocaína e crack – que apontavam uma parcela de 60% de homens e 40% de mulheres. Cerca de 80% relataram não ter alcançado o ensino médio, enquanto aproximadamente 3% chegaram ao ensino superior.
Já as mulheres são as que consomem o crack com mais frequência, conforme o documento. “Enquanto homens consomem cerca de 13 pedras por dia, as mulheres usam 21 pedras diariamente”, aponta a pesquisa. Estima-se que o número de pessoas que consomem drogas ilícitas nas capitais regionais chegue a 1,35 milhão.
Texto e foto: Ascom – deputado distrital Evandro Garla
Edição: Jamile Reis / Agência PRB Nacional
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.