Estratégias de Defesa Nacional é tema de debate na Câmara

Vitor Paulo reúne especialistas e autoridades durante seminário

Publicado em 30/11/2012 - 00:00

Vitor Paulo reúne especialistas e autoridades durante seminário

Brasília (DF) – “O Entorno Geoestratégico Brasileiro: Cooperação com a América do Sul e a África”. Esse foi o tema do painel do Seminário “Estratégias de Defesa Nacional” presidido pelo deputado federal Vitor Paulo (PRB-RJ), na manhã desta quarta-feira (28/11). O encontro foi promovido pela Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara para discutir as estratégias do Brasil na área da defesa nacional.

O parlamentar republicano avalia que o diálogo entre a América Latina e África é de grande importância para intensificar ações de cooperações. “O Brasil tem empenhado esforços para participar, de forma contundente, de ações de cooperação, sejam em ações humanitárias, de aprendizado, em tecnologias sociais e até mesmo em projetos estruturantes mais complexos e de maior impacto socioeconômico”, enfatiza.

Vitor Paulo destaca que a importância de tais ações é reconhecida por investimentos a exemplo da aplicação da ordem de U$ 23 milhões feito pelo governo brasileiro para a criação da fábrica de medicamentos genéricos para tratamento da AIDS, em Moçambique e a significante participação do Brasil no Programa Ibero-americano de Bancos de Leite Humano que promove a implantação desses bancos em vários países da África e da América Latina.

“Visando alcançar com eficácia a tal almejada cooperação internacional, as autoridades brasileiras têm envidado esforços para desenvolver a indústria de Defesa Nacional compatível com a pujança econômica da nação”, pondera.

Vitor Paulo completa: “Essas questões de parcerias e os novos desafios a enfrentar demandam a nossa inserção nas ações de Defesa e Segurança, em virtude do novo ordenamento da geopolítica mundial. Deve-se apoiar a mudança de rumo na estratégia de Defesa Brasileira. Parcerias e cooperação internacional são caminhos democráticos viáveis e merecem os estímulos do parlamento e de todos que compreendem a importância da Defesa Brasileira no atual cenário mundial”.

Participaram do encontro o Professor Francisco Carlos Teixeira, da Universidade do Rio de Janeiro; o Coronel Oliva, Odebrecht Defesa e Tecnologia; e Pablo Celi de La Torre, Vice-diretor do Centro de Estudos Estratégicos em Defesa do Conselho de Defesa Sul-Americano da União de Nações Sul-Americanas.

Texto: Ascom deputado Vitor Paulo
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro