William Brigido alerta sobre alto índice de evasão escolar em PE

William Brigido alerta sobre alto índice de evasão escolar em PE

Deputado estadual William Brigido (Republicanos-PE) está em seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco

O entrevistado da semana é o deputado estadual William Brigido, do Republicanos Pernambuco. Parlamentar de primeiro mandato, Brigido tem uma intensa atuação em defesa das crianças, adolescentes e jovens, sendo a educação um dos pilares do seu mandato, pois trabalha com ações voltadas para este público ao longo de 30 anos.

Em um bate-papo, o republicano lamentou os índices da educação no Estado de Pernambuco e frisou que ainda é grande o número de menores fora da escola, cerca de 152 mil. Para ele, é necessário criar mecanismos que tornem a escola um ambiente mais atraente, e o esporte pode contribuir com essa projeção.

ENTREVISTA

William Brigido alerta sobre alto índice de evasão escolar em PEArco – Por que defender a bandeira da educação e o que o motivou a abraçar a causa?
William Brigido – Venho do meio de jovens e tenho um trabalho voltado para o segmento há mais de 30 anos. Acolhemos os relatos dos responsáveis de filhos que abandonaram a escola, observo que não há tanto atrativo e aí o que pensamos: vamos fazer alguma coisa, apresentar propostas para o setor, participar da comissão na Assembleia Legislativa que trata do assunto, enfim, reagir de alguma maneira para que possamos cooperar para que esses milhares de jovens que estão fora da escola em todo o estado, voltem para a sala de aula. A ideia foi comprar essa briga, entrar e descobrir meios, dentro da Casa, de como cooperar para que as escolas sejam mais atraentes para que a criança, o adolescente e o jovem tenham prazer e não fujam dela, e que não seja um fardo, mas algo prazeroso.

 

Arco – Recentemente o senhor contestou relatório da Secretaria de Educação de Pernambuco. Qual sua análise em relação ao setor no estado?
William Brigido – São bonitos os números apresentados pelo secretário, só que quando fomos avaliar, observamos que muitas coisas que ele poderia ter tratado, assuntos importantíssimos, não foram elencados nos dados. Por exemplo, mais de 152 mil crianças estão fora da escola, elas não foram matriculadas e o secretário não falou sobre isso. Os relatórios apresentados só têm um lado: 99%, digamos assim, apresentam perfeição e que o setor anda muito bem, mas na prática essa realidade é outra. Vemos aí muitas denúncias na imprensa sobre a má conservação das escolas, até mesmo os professores sendo ameaçados por alunos, tudo isso que vem acontecendo. O nosso secretário deixou a desejar e não trouxe essas informações no relatório.

 

Arco – É verdade que quase metade das escolas estaduais de Pernambuco não dispõem de quadras esportivas? Como mudar esse cenário, já que o esporte pode contribuir efetivamente para a formação de crianças e adolescentes?
William Brigido – Temos um relatório do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) de 2014 a 2017 que comprova isso. Em 2014, por exemplo, 49% das escolas tinham quadras. Em 2015, 50%. Em 2016 e 2017, o número teve um crescimento ínfimo para 52%. Isso quer dizer que em dois anos, um aumento de apenas 1%. Ou seja, isso comprova que não há interesse do poder público em investir no esporte nas escolas. É uma triste realidade, pois o esporte é uma ferramenta tão poderosa. E aí volto, à primeira resposta, tornar a escola atrativa. O aluno já pensa: hoje tem aula de futebol, de educação física, aula disso e daquilo, e isso faz com que os alunos tenham prazer em estudar.

 

Arco – Outro problema contestado pelo senhor é a ausência de informações sobre a merenda escolar.
William Brigido – Olha, infelizmente, nós temos aí várias denúncias. O Ministério Público está investigando e as denúncias são gravíssimas e referem-se a empresas grandiosas e que continuam servindo a merenda nas escolas do Estado de Pernambuco. Eu não acho certo. Sinceramente, as empresas que prestam serviço ao governo deveriam ser idôneas, defendo que para se investir o dinheiro da população, a empresa precisa estar, no mínimo, com o nome limpo. Digo isso, pois o proprietário que fornece as merendas para as escolas públicas de Pernambuco, recentemente, estava preso. Isso é lamentável.

 

Arco – O senhor é autor da lei que garante prioridade de vagas nas escolas de tempo integral, aos alunos cuja mãe ou responsável possua dependentes com microcefalia ou alguma doença rara. Como esse benefício será assegurado?
William Brigido – Nós tivemos uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco, onde vimos crianças com microcefalia e vários tipos de doenças raras. Ouvindo essas mães, o apelo e o sofrimento dessas famílias e nos comprometemos com elas. O projeto foi aprovado, mas vale ressaltar que, infelizmente, na Comissão de Constituição e Justiça, ele recebeu uma emenda que só permite a vaga para as escolas de tempo integral, que não exijam provas de aptidão. Quem tem filho com microcefalia precisa se dedicar integralmente a essas crianças, por isso, o projeto garante a vaga nas escolas de tempo integral para os irmãos, assim, os pais terão mais tempo para cuidar dos filhos especiais.

 

Arco – Pretende criar algum grupo de trabalho ou frente parlamentar para debater com mais afinco os entraves da educação no estado?
William Brigido – Ainda não temos nada definido neste sentido, mas estamos dispostos a participar e contribuir, caso haja necessidade. Quando escuto aqui na Alepe algo sobre educação, já quero logo participar. Se o nosso governo pagasse as emendas parlamentares, eu iria destinar mais de 50% para a educação, em especial para as escolas. Infelizmente, as emendas são impositivas, mas não pagas.

 

Arco – Suas emendas parlamentares contemplarão a educação?
William Brigido – Sim. Nós temos vários pedidos e necessidades. O que estou estudando é a aquisição do mobiliário e eletrodomésticos para o alojamento feminino da Casa do Estudante. Existe o prédio, mas faltam os móveis. Esse é uma das emendas que quero destinar.

Por Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Colaborou: Carlos Gambôa / Ascom – deputado estadual William Brigido
Fotos: José Fernando

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.