Professora Nilse atua pelo respeito aos direitos dos cidadãos no Pará

Professora Nilse atua pelo respeito aos direitos dos cidadãos no Pará

Deputada estadual e coordenadora do PRB Mulher Pará, parlamentar é uma voz forte na defesa das causas sociais dos cidadãos paraenses

Garantir o acesso à educação, à cultura, aos direitos e trabalhar para o desenvolvimento do empreendedorismo são bandeiras defendidas pela deputada estadual Professora Nilse, que por mais de três décadas atuou na educação desenvolvendo projetos sociais junto à comunidade da região metropolitana de Belém. A republicana recebeu a confiança de 18.391 mil eleitores nas urnas no pleito eleitoral de 2018.

Com trabalhos e ações em prol da juventude e dos idosos, Professora Nilse defende investimentos para a educação, melhorias na qualidade do ensino e valorização dos professores.

Em entrevista à Agência PRB Nacional, Professora Nilse, que é coordenadora do PRB Mulher Pará, destacou as ações dos seus primeiros meses de mandato e reforçou o compromisso com suas bandeiras.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Quem é Professora Nilse e por que entrou para a política?
Professora Nilse – Sou mãe de três filhos e avó de três netos. Me formei em enfermagem pela Universidade Estadual do Pará (Uepa), mas foi na educação que me encontrei profissionalmente. Realizei mestrado em pedagogia, três especializações e dois MBA’s na área educacional. Tenho uma trajetória de 37 anos no universo educacional mantendo projetos sociais e pedagógicos com a comunidade da região metropolitana de Belém. Com muito orgulho, fui a primeira mulher eleita deputada estadual pelo PRB Pará. O parlamento foi uma maneira que encontrei para representar todas as mulheres e lutar pelas causas em que acredito. Me considero uma mulher vitoriosa, pois me candidatei por conta do momento político do Brasil, em que precisávamos de renovação por meio da representatividade feminina. Sou resultado de um sonho, porque nada para mim foi fácil e a minha luta sempre será por direitos humanos dando voz e visibilidade às minorias.

Agência PRB Nacional – Deputada, conte-nos como avalia seus primeiros 100 dias de mandato na Assembleia Legislativa do Pará?
Professora Nilse – Acredito que já avançamos bastante em pouco tempo de mandato. Realizamos moções emergenciais, apresentamos importantes projetos de lei e de resolução, promovemos audiências públicas de interesse da sociedade civil. Também faço parte da Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor, da qual sou vice-presidente; da Comissão de Educação; Comissão de Cultura; Comissão de Redação Final e da Comissão Externa das Barragens, que vem realizando um importante trabalho visitando os reservatórios de água localizados no Pará com o intuito de recolher dados e esclarecimentos das mineradoras sobre possíveis riscos ao meio ambiente e à população paraense. Já fiscalizamos as barragens dos municípios de Parauapebas, Oriximiná e Barcarena no Pará. 

Agência PRB Nacional – Na Assembleia, o foco são suas bandeiras históricas?
Professora Nilse – Costumo dizer que nossa bandeira é a dos direitos, pois sempre estamos na luta por fazer serem respeitados os direitos da população. Estou levando por onde vou a bandeira da garantia de direito das mulheres, da educação, de nossos idosos, da cultura, inclusive por já ter sido secretária de Cultura, Esporte, Lazer e Juventude de Ananindeua. Tenho trabalhado ainda para fomentar o empreendedorismo, especialmente o feminino, do qual tenho vasta experiência.

Agência PRB Nacional – A senhora é defensora do empreendedorismo. O que está sendo possível fazer para alavancar essa atividade?
Professora Nilse – Sou incentivadora do empreendedorismo, faço parte do Conselho de Mulheres Empresárias de Ananindeua e recentemente realizamos uma audiência pública para tratar dos “Caminhos do Empreendedorismo e Cooperativismo no Pará” por entender a importância do setor para o desenvolvimento do estado. Nosso mandato deu entrada na Frencoop, um projeto de resolução para a criação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo do Estado do Pará, mais uma iniciativa de apoio e fortalecimento ao cooperativismo, que é muito forte em nosso estado e que representa o sustento de inúmeras famílias.

Agência PRB Nacional – A violência de gênero é uma realidade. Como tem trabalhado essa questão da proteção e amparo às mulheres?
Professora Nilse – Hoje, a bancada feminina da Assembleia Legislativa do Pará tem dez deputadas, um marco histórico que está fazendo a diferença na defesa dos direitos das mulheres. A intenção é fortalecer a bancada feminina para que, unindo forças, possamos tornar efetivas as políticas públicas voltadas para as mulheres. Meu mandato já realizou a audiência pública “Em defesa dos direitos das mulheres”, na qual recebemos representantes dos órgãos governamentais para a prestação de esclarecimentos sobre os índices de violência contra a mulher, representantes da sociedade civil e, na oportunidade, realizamos a assinatura da “Carta Compromisso ao Parlamento do Estado do Pará” contendo 11 diretrizes prioritárias para a defesa dos direitos das mulheres entregue pelo Fórum de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres (FEV Ananindeua). Recentemente, apresentamos o projeto de lei que dispõe sobre a obrigatoriedade da exigência da Lei Maria da Penha nos conteúdos programáticos dos editais dos concursos públicos dos órgãos e entidades públicas. Também sou autora do projeto de lei que cria a Patrulha Maria da Penha, que consiste na realização de visitas periódicas às residências de mulheres em situação de violência doméstica.

Agência PRB Nacional – Adolescentes e jovens carecem de políticas públicas eficazes para seu futuro. Será possível fazer algum trabalho nessa área? Quais são os desafios?
Professora Nilse – O caminho para o futuro dos jovens e adolescentes é a educação. É necessário investir na qualidade e estrutura de ensino sem esquecermos da necessidade da valorização do professor e educadores. Educação é a base e, exatamente, por isso que já encaminhamos moções emergenciais de reformas em escolas dos municípios de Tracuateua e Bragança no estado do Pará. Antes, mesmo de estar deputada, já invisto há cerca de nove anos nos projetos sociais que mantenho, no incentivo à pratica esportiva e educação de qualidade.

Agência PRB Nacional – Como vereadora, a senhora se destacou por sua atuação na causa municipalista em Ananindeua. O que está sendo possível fazer para atender as demandas dos municípios do seu estado, em especial, de sua cidade?
Professora Nilse – Fui eleita pela população a parlamentar mais atuante por quatro anos consecutivos enquanto vereadora de Ananindeua. Com o mandato de deputada estadual, estamos destinando moções emergenciais para o asfaltamento da estrada do Guajará, no bairro do Icuí; do loteamento Beira Rio e das ruas Bom Jesus, Porto Pequeno, Fazendinha, Emanu e Santa Rosa, no bairro do Curuçambá, todos localizados em Ananindeua. Nossos planos para o município são maiores e sem dúvida irei contribuir muito mais com o desenvolvimento de Ananindeua.

Por Ascom – deputada estadual Professora Nilse, especial para a Agência PRB Nacional
Fotos: Ascom – deputada estadual Professora Nilse

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.