Prefeita de Itiruçu (BA) fará gestão eficiente e comprometida com a população

Prefeita de Itiruçu (BA) fará gestão eficiente e comprometida com a população

“Faremos uma administração para todos independente de quem votou ou não em mim. Todos terão os mesmos direitos e vão ter as mesmas condições”, afirmou Lorenna

Primeira mulher a assumir a Prefeitura de Itiruçu, município baiano a 329 km da capital Salvador, a doutora Lorenna Di Gregorio (PRB) tem como compromisso renovar a administração pública por meio de um trabalho sério e voltado para os interesses da população.

Doutora Lorenna encontrou sérios problemas ao assumir a Prefeitura em 1º de janeiro de 2017. Entre eles, dívidas da antiga gestão com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Os desafios já começaram a ser encarados e a casa colocada em ordem. Médica do trabalho e servidora pública estadual, doutora Lorenna tem uma trajetória de serviço na área da saúde do município com cerca de 13 mil habitantes.

O plano de governo da prefeita prioriza inicialmente a saúde e a educação. Ela garante que vai modernizar a gestão, lutar por mais recursos e investir na formação de jovens, colocando sua gestão à disposição de todos.

À Agência PRB Nacional, Lorenna falou de suas primeiras ações à frente da Prefeitura de Itiruçu.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Prefeita, conte-nos um pouco de sua trajetória no município de Itiruçu.

Lorenna Di Gregorio – Tenho 38 anos, sou natural de Itiruçu. Me formei em Salvador, em 2002, e no ano seguinte voltei para minha cidade. Fui diretora clínica do hospital do município de 2003 a 2012 e, em seguida dirigi a clínica do Hospital Estadual de Valadares, em Jequié. Sempre trabalhei aqui na cidade como médica e por isso me aproximei muito das pessoas, pois apesar de ser médica do trabalho, atuava na emergência.

Agência PRB Nacional – A senhora foi a primeira mulher a ser eleita prefeita em Itiruçu e com ampla votação. A que atribui este resultado?

Lorenna Di Gregorio – Principalmente ao meu trabalho como médica ao longo dos anos e também as causas sociais que abracei. Além disso, a população queria mudança, como em todo Brasil.  A administração anterior deixou muito a desejar e o ex-prefeito nem tentou se candidatar à reeleição, mesmo já tendo administrado a cidade três vezes. Então, a população já estava cansada do grupo que ele representava, buscava a mudança e encontrou no meu nome alguém em quem pode confiar.

Agência PRB Nacional – Que balanço faz destes primeiros dias de mandato?

Lorenna Di Gregorio – Gastamos os primeiros 30 dias em muitas questões burocráticas, atualização de contas e cadastros. Começamos a trabalhar de forma efetiva mesmo agora em fevereiro, dando prioridade às escolas e ao hospital. São serviços de emergência e não podemos deixar a contento. Depois que conseguirmos solucionar os problemas da saúde e educação, nós partiremos para a parte de infraestrutura. A limpeza está sendo feita. Então optei por melhorias estruturais. O próximo plano é finalizarmos a pintura de meios fios e resolver a questão da iluminação pública na segunda quinzena de março. As aulas começam em 2 de março e, antes disso, faremos um mutirão para arrumá-las. Encontramos o município com problemas financeiros. São vários desafios, mas estamos superando.lorenna-di-gregorio-prefeita-prb-ititucu-ba-foto-cedida-16-02-2017-03

Agência PRB Nacional – Quais são hoje os principais problemas do município? O que fazer para mudar essa realidade?

Lorenna Di Gregorio – Temos poucos recursos e exigências muito grandes. O primeiro entrave realmente é financeiro. Tivemos agora um parcelamento de INSS que impactou muito na nossa situação. Aqui falta emprego e a seca prejudica muito o trabalhador rural. A população bate a nossa porta para dizer que está passando fome, que o filho está doente e que precisa de remédio. Então, os maiores problemas são esses: falta de recursos, saúde precária e desemprego. Vamos ocorrer atrás dos governos Estadual e Federal. O prefeito pede, mas até ele conseguir os recursos e executar a obra é muita estrada pela frente.

Agência PRB Nacional – Como então resolver a complicada situação da saúde?

Lorenna Di Gregorio – Além das Unidades Básicas da Saúde da Família, vamos implantar aqui no município o centro de especialidades: pediatria, urologia, ginecologia, ortopedia e cardiologia. Nestas especialidades, vamos também realizar os exames de imagem, eletrocardiograma e laboratoriais. Esperamos colocar isso para funcionar no mês de maio. É um projeto que vai resolver aquela situação em que as pessoas precisam se deslocar para outras cidades para serem atendidas.

Agência PRB Nacional – E na educação, quais as prioridades?

Lorenna Di Gregorio – Aderimos a todos os programas do Governo Federal. A educação é um setor que ninguém vai me vê chorando. Para a educação, o governo olha com bons olhos. Apesar de ser apertado, conseguimos mobilizar os recursos para isso. Temos o Programa Brasil Alfabetizado e Mais Educação. Estamos montando a semana pedagógica com capacitação dos professores e, em relação aos alunos, estamos beneficiando com material escolar. Além disso, implantaremos o programa de esportes nas escolas. Algumas unidades escolares já conseguimos que funcionem de forma integral e no ano que vem vamos estender para mais duas escolas.  Na educação temos como fazer um bom trabalho, até porque existe recursos para isso e os recursos do Fundeb vai ser usado com sucesso na melhoria da educação para que estes alunos se sintam motivados e estimulados para ir à escola. Em relação a merenda escolar, vamos ter uma alimentação de qualidade.

Agência PRB Nacional – Como serão dadas oportunidades aos jovens, assim como prevê seu plano de governo?

Lorenna Di Gregorio – Por meio do CRAS, podemos promover diversos cursos e estamos estudando parceria com o Sebrae para trazermos cursos técnicos para a cidade. Os jovens concluintes do ensino médio e não têm capacitação profissional. Temos que capacitá-los. Se for preciso, traremos o Sebrae Itinerante.

Agência PRB Nacional – Porque o município está tão endividado?

Lorenna Di Gregorio – Infelizmente, o ex-prefeito fez um parcelamento incorreto de uma dívida com o INSS em 60 meses. Para o município arcar com essa dívida teria que parcelar em até 120 meses. Foi algo de má-fé. Hoje, o quadro de Itiruçu é tão drástico em relação a essa dívida que talvez comprometa a folha de pagamento do município. Faremos o possível para que isso não aconteça.

Agência PRB Nacional – Foram feitos cortes para equilibrar as contas do município?

Lorenna Di Gregorio – Temos aqui apenas o básico para trabalhar. São nove secretarias e não tem muito para onde cortar. O problema é dar conta de manter o que se tem devido à escassez de recursos. Como município temos muitas obrigações, mas apesar da tão grande arrecadação de impostos no Brasil, a parte das cidades é mínima, não aumenta e ficamos nessa situação.

Agência PRB Nacional – A zona rural esteve abandonada por um tempo. Como dará atenção ao campo?

Lorenna Di Gregorio – Temos muitos projetos voltados para a zona rural, como a construção de poços artesianos. Mas não adianta fazermos isso se não cuidarmos das estradas para o escoamento da produção. Dependemos dos governos Estadual e Federal. O que compete ao município nós vamos fazer e cobraremos deles que façam também o que lhes é de competência.

Agência PRB Nacional – Quais as grandes diferenças as pessoas vão poder observar em sua administração?

Lorenna Di Gregorio – Antigamente, aqui a administração era partidária, as pessoas que votavam no prefeito tinham direito a tudo. Agora, essa politicagem acabou e todos têm os mesmos direitos e deveres. Antes, quem votava no prefeito não precisava trabalhar, ficava em casa recebendo. Faremos uma administração para todos, independente de quem votou ou não em mim. Todos terão os mesmos direitos e vão ter as mesmas condições.

Agência PRB Nacional –Para finalizarmos, conte-nos o que o PRB representa.

Lorenna Di Gregorio – O PRB é um partido que nos dá uma liberdade para novas escolhas e é um partido muito bem aceito no município. Elegemos um vereador, que é inclusive o presidente da Câmara Municipal, e para as próximas eleições teremos novidades, vamos conseguir fazer mais vereadores. Tenho certeza que a cada dia mais vamos crescer no município. Vejo um futuro promissor para o partido.

Texto: Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.