Potencializar o esporte no DF é uma das prioridades de Martins Machado

Potencializar o esporte no DF é uma das prioridades de Martins Machado

Em oito meses de mandato, Martins Machado busca parcerias para expandir o desenvolvimento do esporte no DF

O entrevistado da semana é o estreante na política, Martins Machado (Republicanos-DF), deputado distrital mais bem votado no Distrito Federal nas Eleições 2018: foram 29.457 votos de confiança nas urnas.

Entre as bandeiras de atuação, potencializar o desenvolvimento do esporte na capital federal é uma das prioridades do parlamentar, já que herdou a defesa pelos interesses da causa do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF).

Em oito meses de mandato, Martins Machado busca parcerias para expandir o desenvolvimento do esporte entre as diversas camadas da população. Recentemente, o republicano lançou a Frente Parlamentar do Esporte na Câmara Legislativa do Distrito Federal, da qual é presidente.

ENTREVISTA

Arco – O que lhe motivou a defender a bandeira do esporte?
Martins Machado – Primeiramente, acredito no poder transformador do esporte, pois ele cria vínculos, fortalece amizades, proporciona a troca de experiências, enriquece vidas e nos faz enxergar muito além de tudo o que imaginamos. Essa é uma bandeira que foi iniciada por nós republicanos, na época com o deputado federal Julio Cesar, do meu partido. Quando esteve à frente da Secretaria de Esporte e Lazer do DF, ele fez um ótimo trabalho. Como deputado distrital, ele também carregou essa bandeira, que hoje é reconhecida por todos na capital federal, pelo seu empenho pelo fomento do segmento. Como republicano, não poderia deixar de dar sequência a esse trabalho, por isso também defendo com afinco essa causa.

 

Potencializar o esporte no DF é uma das prioridades de Martins MachadoArco – Recentemente, foi lançada a Frente Parlamentar do Esporte na Câmara Legislativa do Distrito Federal. Quais serão as prioridades do colegiado?
Martins Machado – O lançamento da Frente Parlamentar do Esporte ocorreu no plenário da Câmara Legislativa e reuniu vários atletas, técnicos e dirigentes de diferentes modalidades esportivas. O colegiado terá como intuito auxiliar e potencializar o desenvolvimento do esporte na capital federal. Muito já foi feito até aqui, mas acredito que podemos avançar ainda mais. O objetivo da frente é justamente esse: auxiliar o desenvolvimento do esporte. Também temos o compromisso com essa causa, uma vez que o esporte representa esperança para todas as gerações presentes e futuras. Então, seremos a voz e o instrumento do esporte no Poder Legislativo do DF.

 

Arco – Existe algum plano ou grupo de trabalho para debater o assunto na capital federal?
Martins Machado – Ainda não, mas queremos ouvir todos os envolvidos como atletas, federações e confederações para buscar mecanismos de incentivo e apoio para todas as modalidades.

 

Arco – Como tem sido o apoio do governo em relação ao esporte?
Martins Machado – O governo ainda está se organizando em relação à investimentos. Nós, republicanos, já destinamos R$ 3,5 milhões em emendas para fomentar o esporte, me referindo somente a esse ano. Nos próximos anos, pretendemos destinar ainda mais recursos para contribuir com o crescimento e desenvolvimento de diversas modalidades esportivas.

 

Arco – Acredita que o esporte pode contribuir com a formação de crianças e jovens? O que é preciso ser feito para intensificar a prática esportiva entre eles?
Martins Machado – É fundamental o investimento na base, que são as crianças. Em países de primeiro mundo, por exemplo, isso é uma realidade e as crianças a partir dos cinco anos já começam a ser preparadas e é claro que o resultado e o desempenho delas no esporte serão muito mais acentuados. Tanto em relação às crianças como os jovens, é preciso haver um investimento. Sabemos que o desemprego ainda é grande, mas é imprescindível investir no jovem, para que não fique parado e tenha perspectiva de vida em vários sentidos, não apenas os de classe média, mas especial, os da comunidade, para que esses jovens tenham oportunidades dignas. Mas, precisamos captar recursos para esses investimentos, pois o esporte contribui para a formação de caráter e assim podemos construir uma sociedade melhor por meio do esporte.

 

Arco – O senhor já apresentou ou tem a expectativa de apresentar projetos para o fomento do esporte no DF?
Martins Machado – Desde o início da legislatura, tenho conversado com representantes de diversas modalidades e estou atento às necessidades e expectativas do segmento esportivo no Distrito Federal, para transformá-las em propostas concretas. Tenho dois projetos em tramitação na CLDF e acreditamos que outros projetos surgirão para potencializarmos o esporte e, assim, colhermos os frutos e resultados, pois acreditamos que temos tudo para nos destacarmos no cenário nacional, por meio do esporte.

 

Potencializar o esporte no DF é uma das prioridades de Martins MachadoArco – A expectativa de vida do brasileiro aumentou. Como disseminar a cultura do esporte entre os idosos? O senhor tem alguma proposta nesse sentido?
Martins Machado – Além de presidente da Frente Parlamentar do Esporte, também presido o colegiado do idoso. Já apoiamos o esporte para a terceira idade por meio da capoteraria, uma modalidade que reúne o lúdico com o ritmo da capoeira, e que já está em diversas regiões do DF e já foi capaz de ressocializar muitas pessoas que estavam sofrendo de depressão ou outras enfermidades. Então, ações sociais como essa precisa ser expandida e apoiada. Agora, é claro, precisamos buscar mecanismos para que possamos fomentar esse tipo de união entre o esporte e idosos.

Por Agência Republicana de Comunicação (Arco)
Colaborou: Flávia Rezende / Ascom – deputado distrital Martins Machado
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.