Ossesio Silva quer ampliar trabalho em favor dos idosos e de outras minorias na Câmara

Ossesio Silva quer ampliar trabalho a favor dos idosos e de outras minorias na Câmara

Em seu primeiro mandato no Congresso Nacional, deputado do PRB quer repetir conquistas alcançadas em Pernambuco

Depois de fazer ecoar a voz dos pernambucanos por dois mandatos na Assembleia Legislativa de Pernambuco, Ossesio Silva recebeu o reconhecimento da sociedade e foi eleito para o primeiro mandato como deputado federal. Na Câmara dos Deputados, o republicano pretende ampliar o trabalho desenvolvido no estado defendendo bandeiras ligadas à proteção dos idosos, aos direitos humanos, às minorias e, também, de combate ao racismo.

O parlamentar chega ao Congresso Nacional com um legado exitoso conquistado ao longo de oito anos como deputado estadual. Ossesio teve a aprovação de 38 projetos convertidos em leis estaduais e foi autor de mais de duas mil indicações na Assembleia Legislativa em benefício dos pernambucanos.

À Agência PRB Nacional, o parlamentar reforçou seus compromissos e falou um pouco sobre suas bandeiras.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Como foi o trabalho na Assembleia Legislativa de Pernambuco e de que forma poderá ampliar a atuação desenvolvida lá durante o mandato na Câmara dos Deputados?
Ossesio Silva – Nos dois mandatos como deputado estadual em Pernambuco fizemos um trabalho social muito relevante. Tivemos diversos projetos de lei aprovados e sancionados pelo governo. Dentre eles, destaco alguns na área da saúde e na defesa dos idosos. Lamentavelmente, nosso povo não foi preparado para cuidar dos idosos, a exemplo de outros países como o Japão, que tem uma cultura de cuidados com essas pessoas. Hoje, os idosos brasileiros estão abandonados e desprezados. Não são respeitados nas filas do banco, do ônibus, por exemplo. Então, esta é uma das minhas bandeiras e quero continuar defendendo e buscando, inclusive, apresentar um projeto nesta Casa no sentido de criar uma delegacia especializada para atuar em crimes cometidos contra os idosos, uma vez que muitos são espancados por cuidadores e até pelos próprios familiares. É uma pauta que estou trazendo para esta Casa, pois acredito ser de extrema importância tratar deste assunto em favor dos idosos.

 

Agência PRB Nacional –  O senhor tem um importante trabalho voltado às questões da igualdade racial. O assunto também será tratado no mandato como deputado federal?
Ossesio Silva – Sou negro e não poderia deixar de lado a defesa da igualdade racial. Em Pernambuco, fui autor de uma lei que defende a valorização etnia negra. Não se tratava de divergência racial e preconceitos, mas sim de levar os negros a se autovalorizarem, buscar seus espaços, lutar e acreditar em sim mesmo, na autoestima. É um projeto que deu certo. Inclusive, em cada propaganda realizada pelos poderes públicos em que for necessária a presença do elemento humano será valorizada no percentual de 30% a presença de pessoas negras, sendo que nenhum grupo étnico, ou membro desse, será apresentado de forma depreciativa nem terá aspectos peculiares de modo a criar atitudes de rejeição ou antipatia.

 

Agência PRB Nacional – O que é possível fazer para contemplar as demandas dos municípios?
Ossesio Silva – Pernambuco é um estado com uma população ainda muito pobre e que enfrenta muitas dificuldades, principalmente nas regiões do agreste e do sertão. A grande problemática ainda é a escassez de água. Às vezes essas pessoas são forçadas a deixar suas terras por falta de condições. Então, temos que, junto ao governo federal e estadual, unir forças e buscar condições para que eles possam continuar em suas terras. Além das dificuldades no sentido da água, há um desemprego muito grande. Outra problemática é a educação, muitos alunos precisam se deslocar para outras regiões para poderem estudar. Estamos aqui à disposição desse povo. 

 

Agência PRB Nacional – Como o senhor avalia este momento de maior participação política da sociedade na escolha de seus representantes?
Ossesio Silva – Sou um homem que saiu de casa aos 13 anos e vivi todos os percalços da vida e cheguei até aqui. Acredito muito nas pessoas. Tenho muita esperança que este governo vai dar certo. A renovação é a vontade do povo e vejo que ele está despertando, está mudando sua visão com relação à política e também aos políticos. É preciso saber separar político de política. A política é excelente, ela educa, organiza. Sempre digo aos jovens quando posso, se apaixone por política, leia sobre política e acompanhe o político. Por isso, está aí a resposta dessa renovação de quase 50% no Congresso Nacional e nas casas legislativas.

 

Agência PRB Nacional – Qual sua expectativa para o trabalho na Câmara dos Deputados?
Ossesio Silva – Quero externar minha alegria de chegar à esta Casa, pois tenho certeza que é um ambiente plural. Aqui, verdadeiramente, estarei lidando com o Brasil. Cada estado da federação tem aqui seus representantes. Pernambuco tem aqui 25 deputados federais. Então, vou integrar a bancada pernambucana e o que for bom para o povo pernambucano e para o Brasil com certeza somando e levando a minha contribuição para o que for preciso. Estou muito feliz de o povo pernambucano ter nos mandado para esta Casa que vou aprender muito. Quero ampliar meus horizontes no conhecimento político, que é uma faculdade e viver aqui uma diversidade de cultura. Então, convier de forma harmônica com todos será muito importante para o nosso mandato.

Por Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.