Na presidência do PRB PI, Gessivaldo Isaías prepara o partido para 2020

Na presidência do PRB PI, Gessivaldo Isaías prepara o partido para 2020

Além do trabalho na Assembleia Legislativa, Gessivaldo Isaías tem percorrido os municípios para ouvir a população e formar novos líderes

Ele está na estrada para consolidar a força do PRB nos municípios do estado do Piauí e preparar a sigla, a qual é presidente, para lançar nomes competitivos para as eleições municipais de 2020. Este é um dos objetivos do deputado estadual Gessivaldo Isaías, que lidera o partido no estado e atua na Assembleia em sintonia com as demandas sociais dos municípios piauienses.

Com a presença do partido em 168 dos 224 municípios, Gessivaldo tem visitado os dirigentes, conversado com lideranças, prefeitos, vereadores e as comunidades para reforçar o projeto do PRB no estado. 

Titular da Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa do Piauí, o republicano tem se destacado como um dos parlamentares que mais apresentou projetos de lei. Além de propostas que contemplem a sociedade mais carente, Gessivaldo tem levado para a discussão no plenário os problemas que atingem os municípios, cobrando do governo e dos setores responsáveis a solução para aquilo que as lideranças levam até ele.

À Agência PRB Nacional, Gessivaldo falou dos resultados do trabalho à frente do partido e da preparação para o pleito de 2020, quando os brasileiros elegerão prefeitos e vereadores.

ENTREVISTA

Agência PRB Nacional – Como estão os preparativos para as eleições municipais de 2020?
Na presidência do PRB PI, Gessivaldo Isaías prepara o partido para 2020Gessivaldo Isaías – Nosso estado é muito grande em extensão e em número de municípios: são 224 no total. Tenho procurado visitar todos os diretórios municipais, conversando com os presidentes, vice-prefeitos, vereadores, pré-candidatos e filiados para que eles se sintam apoiados por mim que sou o presidente estadual. Temos também buscado reforçar o partido na capital e no interior, conversando e convidando parlamentares que se encaixam no perfil republicano e com lideranças comunitárias que têm a intenção de serem candidatos nas próximas eleições. Queremos ter candidatos competitivos em todos os municípios que o partido tem diretório, ampliando assim o número de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Agência PRB Nacional – O PRB terá candidatos em todos os municípios nas eleições de 2020?
Gessivaldo Isaías – Hoje no Piauí, o PRB está presente em 168 dos 224 municípios, e nossa meta é lançarmos candidatos em todos esses municípios que o partido está presente. Por isso, é que estou tendo o cuidado de visitar cada cidade, buscando nomes que se encaixem no perfil republicano, nomes viáveis e que possam ajudar a desenvolver o nosso estado. Temos hoje bons nomes em todas essas cidades, nomes capazes, professores, médicos, policiais, empresários, jornalistas, agricultores, lideranças comunitárias e muitos mais. Creio que essas pessoas são capazes de serem eleitas prefeitos, vice-prefeitos e vereadores, e mais que isso, são capazes de construir um Piauí ainda melhor.

Agência PRB Nacional – Como ajudar os prefeitos a gerir os municípios, mesmo com a falta de recursos e muitas demandas sociais?
Na presidência do PRB PI, Gessivaldo Isaías prepara o partido para 2020Gessivaldo Isaías – O Brasil realmente tem passado momentos difíceis, e isso tem refletido na ponta do sistema, que são os municípios. A diminuição de repasses a nível federal e estadual é uma realidade, triste, porém real, e os prefeitos sentem na pele a cobrança da população, por mais saúde, educação, saneamento, enfim por uma cidade melhor. O que digo é que o prefeito não pode ficar apenas se lamentando, e nós parlamentares não podemos ficar de braços cruzados. Temos que somar forças com eles e buscar alternativas, vejo com bons olhos as parcerias públicas privadas, pois trazem um capital particular para ser investido no público, melhorando os serviços e, assim, atendendo os anseios da comunidade. Uma outra alternativa é ajudar os prefeitos com a formatação e a construção de projetos, por meio de uma assessoria técnica que possa dar esse apoio, pois às vezes os municípios perdem investimentos privados e públicos por falta de projetos elaborados.

Agência PRB Nacional – E na capital Teresina, como será a participação do partido nas eleições?
Gessivaldo Isaías – A eleição que está por vir traz um cenário novo. O fim das coligações é uma realidade e, por isso, temos que nos adaptar. Só se faz isso construindo lideranças. E aonde estão essas lideranças? Estão no meio da população. Por isso, junto com o presidente do PRB Teresina, vereador Levino de Jesus, temos conversado com as mais diversas lideranças comunitárias e de classes, convidando eles para somarem forças conosco, e assim construindo uma nominata forte de pré-candidatos. Temos conversado com vereadores de outros partidos que já sofreram as consequências da cláusula de barreira e acredito que alguns deles virão para o PRB e se somarão ao time que aqui já está.

Agência PRB Nacional – Ainda é comum vereadores manterem apoio fiel ao prefeito em troca de benefícios pessoais. O parlamentar municipal que age desta forma tem liberdade para atuar como fiscalizador do Executivo?
Na presidência do PRB PI, Gessivaldo Isaías prepara o partido para 2020Gessivaldo Isaías – Quando o homem público coloca os seus interesses na frente do interesse público, ele está fadado ao fracasso, perde a sua voz, e pior que isso, perde a sua honra. Isso me faz lembrar uma frase do nosso saudoso vice-presidente José Alencar: “Não tenho medo da morte, tenho medo da desonra porque um homem honrado nunca morre, mas um homem desonrado morre em vida”. Um vereador que age assim não tem honra, não tem vida.

Agência PRB Nacional – O fim das coligações partidárias para a eleição de vereadores deve exigir uma identificação mais consistente dos partidos e candidatos durante a campanha. O que o senhor aconselha aos que pretendem concorrer às eleições?
Gessivaldo Isaías – Antes de tudo, se deve fazer uma autorreflexão do que esse pretenso candidato tem para contribuir com a sua cidade, caso seja eleito. Feito isso, ele precisa conhecer o seu partido, o programa e o estatuto, pois acredito que essa nova realidade eleitoral faz com que os partidos se fortaleçam.

Agência PRB Nacional – Quais são hoje os principais problemas enfrentados pelos vereadores e prefeitos e o que é possível fazer para que eles de fato exerçam um mandato que contemple seus munícipes?
Gessivaldo Isaías – Para responder à essa pergunta eu volto para o que falamos antes, a diminuição de repasses federais e estaduais para os municípios faz com que prefeitos e vereadores fiquem de ‘mãos atadas’. A população que sofre com as deficiências dos municípios muitas vezes não entende isso – e está certa em cobrar uma cidade melhor. Mas diante dessa falta de recursos, o que se pode fazer é algo básico de uma República, respeitar o que é público, agir no Legislativo e no Executivo respeitando os princípios básicos da administração pública, que é agir com legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência.

Agência PRB Nacional – Como o senhor avalia sua atuação na Assembleia neste primeiro semestre de 2019? 
Na presidência do PRB PI, Gessivaldo Isaías prepara o partido para 2020Gessivaldo Isaías – É difícil se auto avaliar, mas posso dizer que tenho atuado nesse primeiro semestre de forma positiva e produtiva. Sou um dos deputados mais assíduos da Casa, membro titular da Comissão de Constituição e Justiça e um dos parlamentares que mais apresentou projetos de lei. Além disso, procuro sempre levar para discussão no plenário os problemas que atingem os municípios, cobrando do governo e dos setores responsáveis a solução para aquilo que as lideranças trazem até mim.

Agência PRB Nacional – Quais serão as prioridades do seu mandato para os próximos anos no Piauí?
Gessivaldo Isaías – Fui eleito defendendo a bandeira da geração de emprego e renda, da qualificação profissional e da defesa dos grupos menos favorecidos. É essa bandeira que pretendo defender até o último dia do mandato. Costumo dizer que o mandato não é meu, mas de todos aqueles que confiaram em minhas propostas. Por isso, não posso decepcioná-los, colocando interesses pessoais à frente dos interesses daqueles que confiaram em Gessivaldo Isaías para representá-los na Assembleia Legislativa do Piauí.

Por Agência PRB Nacional, com a colaboração da Ascom – deputado estadual Gessivaldo Isaías
Fotos: Ascom – deputado estadual Gessivaldo Isaías

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

LEIA TODAS AS ENTREVISTAS DA SEMANA
REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.