Gilberto Abramo conversa sobre os desafios de comandar o PRB de Minas Gerais

Gilberto Abramo é deputado estadual e presidente do PRB Minas Gerais.

Publicado em 11/3/2015 - 00:00 Atualizado em 18/6/2020 - 09:39

Casado há 28 anos, pai de família, o nosso entrevistado da semana, apesar de ter nascido no interior de São Paulo, se considera cidadão mineiro – com direito a sotaque mansinho e pão de queijo todo dia à mesa. Em Minas Gerais, estado onde vive há 16 anos, ele foi eleito deputado estadual por três vezes consecutivas. Além de ser parlamentar, o republicano também é formado em marketing político, planejamento estratégico e gestão pública. Recentemente ele topou o desafio de assumir a presidência estadual do PRB-MG a convite do presidente nacional da sigla, Marcos Pereira. Desta vez, a Agência PRB Nacional conversa sobre metas, desafios e eleições 2016 com o novo presidente regional Gilberto Abramo.

 

ENTREVISTA

 

Portal PRB: Como o senhor encarou a nova missão de assumir a presidência regional do PRB de Minas Gerais?

Gilberto Abramo: Na verdade, eu já fazia parte da própria Executiva Estadual e o trabalho sempre foi pautado no crescimento. A Executiva sempre teve consciência de que o partido deveria crescer no estado, como a Nacional tem a consciência de que é importante crescer no País. Então, a partir do momento que eu assumi a presidência, o objetivo não mudou, pelo contrário, ele intensificou a minha responsabilidade de dar continuidade àquilo que já vínhamos sustentando no pleito em que eu fazia parte da Executiva do partido.

 

Portal PRB: E qual a sua expectativa?

G.A. – A minha expectativa é muito boa até porque eu gosto de desafio. E a própria Executiva Nacional deu uma demonstração clara de que, quando nós traçamos um objetivo e o objetivo é um grande desafio, tendo trabalho, tendo esforço e empenho, nós podemos chegar lá. A exemplo do que aconteceu nas últimas eleições – de oito deputados federais para 21 deputados. Então, não é qualquer partido que tem essa capacidade, a não ser aqueles que realmente abraçam e desejam o crescimento.

 

Portal PRB: O presidente nacional do PRB, Marcos Pereira, tem frisado que o desafio do PRB é resgatar a prática da boa política. Como o PRB-MG pretende encarar este propósito? 

G.A. – Eu acredito que na política atual existem boas pessoas com boas intenções, mas talvez sejam a minoria, pessoas que não estão trilhando o caminho da política, mas que têm boas intenções. Acredito que elas precisam despertar porque se elas não forem despertadas e a política ser gerenciada pelos maus políticos, acredito que dificilmente nós conseguiremos uma mudança. Então, o propósito do PRB-MG, e creio que o do partido em todo o Brasil, é o de trazer pessoas que de repente não estejam envolvidas diretamente com a política, mas que, a partir do momento que nós despertarmos nelas esse interesse, elas tenham sim o desejo de ingressarem na política e que possam nos ajudar a implantar uma política voltada para o cidadão.

 

Portal PRB: Quais metas o senhor já estabeleceu para os coordenadores municipais?

G.A. – Eu tenho dito que a responsabilidade não é exclusiva minha, nem da Executiva, mas a responsabilidade é de todo mundo.Tivemos uma reunião com todos os coordenadores municipais para traçar as metas das eleições de 2016. Hoje nós temos quase 200 vereadores no estado, a nossa meta para a proporcional é chegar ao número de 600 vereadores. Já na majoritária, atualmente nós temos entre prefeitos e vice-prefeitos 16 nomes e nós queremos pelo menos aumentar para 40. Esta é a meta que nós traçamos para todos os coordenadores.

 

Portal PRB: E quais ações juntamente com a comunidade o senhor pretende promover?

G.A. – Já estamos fazendo. Nós temos praticamente 10 macrorregiões em Minas Gerais e, já neste sábado (a entrevista aconteceu no dia 04/03), em cada polo, em cada macrorregião acontecerá um evento do PRB. A ideia é levar a proposta do partido, conquistar novos filiados, como também, descobrir novas lideranças. Então, a cada final de semana estaremos em diferentes polos. Consequentemente isto será feito também pela executiva estadual, mas em cada polo o coordenador municipal fará reuniões nas microrregiões entre o partido e pessoas interessadas em caminhar com o PRB. Então, nós teremos uma movimentação diária em todo o estado, nas comunidades, como a Caravana 10 que será feita pelos deputados, pela executiva e que contará com a presença do ministro do Esporte, George Hilton em algumas delas.

 

Portal PRB: E qual a sua avaliação da participação das mulheres na política em Minas Gerais?

G.A. – Para mim, a mulher ela sempre teve um papel muito importante na sociedade. Infelizmente, quando se fala de política, percebemos que o interesse da mulher nesta questão ainda é a minoria. Tanto é que a gente vê a dificuldade que se tem para completar a chapa e alcançar a porcentagem de que é destinada às mulheres. É muito difícil porque a maioria delas não se interessa pela política.

 

Portal PRB: E como mudar este quadro?

G.A. – Então, assim como nós estamos buscando novas pessoas que não estão ligadas diretamente à política, mas que têm interesse de uma mudança, o mesmo objetivo é o de trabalhar na conscientização dessas mulheres e mostrar a cada uma delas o papel importante que elas podem exercer na política, bem como elas já exercem em outras áreas administrativas.

 

Portal PRB: Qual mensagem o senhor deixa para os simpatizantes, militantes e para quem acompanha o PRB?

G.A. – Acreditem no PRB! A demonstração foi clara de que o partido está caminhando, está no rumo certo, a exemplo das eleições do ano passado, onde saltamos de 8 deputados federais para 21. Ou seja, isso é uma credibilidade aos olhos da população. Enfim, continuem acreditando, caminhem conosco e entendam que a causa que defendemos não é apenas a do PRB, mas de todo o povo. O governo do PRB é do povo, pelo povo e para o povo.

 

Texto: Jamile Reis / Agência PRB Nacional de Notícias
Foto:  Douglas Gomes

Reportar Erro
Send this to a friend