Entra em vigor na Paraíba lei que obriga supermercados a separar produtos sem lactose

Norma foi proposta pelo deputado estadual Jutay Meneses e está prevista na Lei 10825/2016

Publicado em 31/1/2017 - 00:00

Entra em vigor na Paraíba lei que obriga supermercados a separar produtos sem lactose
Norma foi proposta pelo deputado estadual Jutay Meneses e está prevista na Lei 10825/2016

 

João Pessoa (PB) – Supermercados e hipermercados do Estado da Paraíba agora são obrigados a acomodar produtos alimentícios recomendados para pessoas portadoras de intolerância à lactose e doença celíaca em exibição única, específica e de destaque. A norma, de autoria do deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB), está prevista na Lei 10825/2016.

O autor do projeto destaca que os setores destinados à exibição dos produtos alimentícios deverão ser localizados e identificados por meio de placas indicativas afixadas em locais de fácil visualização. “O objetivo é que esses estabelecimentos destinem os produtos a um lugar único e de destaque, visando a comodidade e proteção de muitas pessoas que possuem alergia, doença ou algum tipo de intolerância alimentar. Isso vai ajudar a identificar o produto específico à sua necessidade”, comenta o parlamentar.

Conforme Jutay Meneses, os estabelecimentos comerciais que descumprirem a norma estarão sujeitos a pena de multa no valor que pode variar de R$ 4,6 mil a R$ 23 mil. “Esses valores poderão ser cobrados em dobro, nos casos de reincidência, observadas a gravidade da infração, o porte econômico do infrator a sua conduta e o resultado produzido, de acordo com o critério da proporcionalidade e da razoabilidade”, explica o deputado.

 

Fonte: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend