Em Salvador, vereador Luiz Carlos homenageia embaixador de Angola no Brasil

Embaixador Extraordinário Plenipotenciário da República de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme recebeu o Título de Cidadão da Cidade de Salvador

Publicado em 04/12/2017 - 00:00

Em Salvador, vereador Luiz Carlos homenageia embaixador de Angola no Brasil
O deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), o Embaixador Extraordinário Plenipotenciário da República de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme e o vereador Luiz Carlos

Salvador (BA) – Na última quinta-feira (30), o Embaixador Extraordinário Plenipotenciário da República de Angola no Brasil, Nelson Manuel Cosme, recebeu o Título de Cidadão da Cidade de Salvador. A sessão solene, proposta pelo vereador Luiz Carlos (PRB), aconteceu no Plenário Cosme de Farias, na câmara municipal, e contou com a presença de diversas autoridades locais e internacionais.

Em homenagem ao embaixador, o Grupo de Dança Balé União Africana fez apresentações com crianças utilizando música angolana, emocionando a todos. “Salvador recebe mais um filho para enriquecer a nossa cultura e a nossa história”, disse o vereador do PRB e justificou a outorga do título, ressaltando o importante e valoroso trabalho que o Embaixador desenvolve, a exemplo do projeto “Salvador, Cidade coirmã de Angola”, cujo objetivo é estreitar relações, ampliar conhecimentos e valorizar as culturas do Brasil e Angola, que teve um momento especial com a Semana da Cultura Angolana em Salvador.

Diante da importância do evento para a cidade e sua cultura, Luiz Carlos transformou a ideia em um projeto de lei que visa ao intercâmbio cultural. “Com o intuito de reforçar a importância dessa unificação de culturas, povos e costumes, transformei-a em projeto e dei entrada nesta Casa Legislativa, possibilitando assim, a criação da Semana da Cultura Soteropolitana em Angola, destacando a relação histórica e cultural entre com a capital baiana, fortalecendo a identidade africana na formação da cultura soteropolitana”, salientou.

Para o deputado federal Márcio Marinho (PRB-BA), presidente da Frente Parlamentar de Amizade Brasil – Angola, na Câmara dos Deputados, a honraria é mais do que justa e merecida. “Parabenizo o vereador Luiz Carlos pela iniciativa e reconhecimento da importância da representação do Embaixador Nelson Cosme para o Brasil, pelos esforços empreendidos no sentido de tornar cada vez mais fortes os laços de união entre o povo brasileiro e o povo angolano, laços ancestrais indissociáveis nos interesses comuns das nações”, afirmou Marinho.

O deputado republicano destacou também que Salvador é a cidade, com o maior contingente populacional negro fora da África, o que faz dela “um baluarte da nossa união como povo negro que, a despeito da região geográfica que ocupa, é um só povo que se vê como guardião de nossa identidade, cultura, ancestralidade e responsável pelo futuro que desejamos realizar através da política, educação e da saúde, pontos cruciais para o desenvolvimento de uma nação”.​

Compuseram a mesa o deputado federal Márcio Marinho; o Cônsul da Guiné Bissau em Salvador, Adailton Maturino dos Santos; a secretária municipal da Reparação, Ivete Sacramento; o coordenador do Curso de Relações Internacionais/Unijorge, Mateus de Oliveira Souza; o coordenador do Curso de Relações Internacionais/Unifacs, Henrique Campo de Oliveira; o diretor da Casa de Angola, Benjamin Sabby; e a coordenadora do Curso de Extensão e Pós-Graduação da Faculdade Dom Pedro II, Dra. Cláudia Caxias.

Texto e foto: Ascom – vereador Luiz Carlos e Ascom – deputado federal Márcio Marinho
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend