Republicano prometeu empenho pela realização do exame do Revalidada duas vezes por ano
Publicado em 2/1/2016 - 00:00
Rio Branco (AC) – O deputado federal Alan Rick (PRB-AC) recebeu em seu gabinete na capital Rio Branco, na última semana, duas estudantes brasileiras que cursam medicina no Paraguai, Assussena Alencar e Ana Cácia de Souza. Elas foram agradecer o apoio que o parlamentar republicano tem dado no Congresso Nacional, em relação à validação de diplomas.
Graças a uma ação do deputado do PRB em outubro deste ano, o senador Otto Alencar (PSD-BA) retirou do seu relatório ao Projeto de Lei 138/2012, a emenda que exigia dos estudantes brasileiros que estudam medicina no exterior, uma residência médica de dois anos no país em que concluíram o curso ou em um terceiro país, antes da aplicação do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Universidades Estrangeiras (Revalida) no Brasil.
A medida não beneficia apenas estudantes acreanos que estudam na Bolívia ou outros países, mas brasileiros de todos os estados. Só no Acre são cerca de quatro mil estudantes e em todo país esse número é superior 20 mil estudantes, que estudam em vários países, a maioria no Mercosul.
“Essa é uma grande conquista para os estudantes de medicina que estudam no exterior e seus familiares, e o apoio do deputado Alan Rick é fundamental para que possamos concluir nosso curso e termos a garantia de fazermos o Revalida sem precisar fazer mais dois anos de estudos no exterior”, disse Asssussena.
As estudantes também receberam do parlamentar republicano a garantia de que lutará, no Congresso Nacional, pela realização do exame do Revalidada duas vezes por ano, facilitando assim o acesso ao processo aos alunos que concluem seus cursos no primeiro e no segundo semestre.
“Sabemos da dificuldade que é, tanto emocional como financeira, para esses estudantes conseguirem concluir o curso longe de seus lares, família e amigos. E aumentar mais dois anos a permanência deles no exterior seria acabar com o sonho de milhares de pessoas. Esses médicos têm muito a oferecer ao Acre e ao Brasil. Nós também iremos lutar para que eles possam ter a garantia de dois exames de Revalida por ano, aumentando assim suas chances de poder atuar no mercado brasileiro logo após a conclusão do curso no exterior”, disse Alan Rick.
Texto e foto: Ascom – deputado federal Alan Rick
Edição: Agência PRB Nacional
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.