Em parecer da CPI, Rosangela Gomes diz que há um genocídio de jovens negros no Brasil

Para enfrentar o problema, a relatora sugeriu um Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens

Publicado em 08/07/2015 - 00:00

Em parecer da CPI, Rosangela Gomes diz que há um genocídio de jovens negros no Brasil
Para enfrentar o problema, a relatora sugeriu um Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens.

 

Brasília (DF) – Ao apresentar o parecer da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Violência contra Jovens Negros e Pobres, nesta terça (7), a deputada Rosangela Gomes (PRB-RJ) disse que há um genocídio de jovens negros no Brasil. Segundo ela, pelos documentos analisados e por todos os depoimentos ouvidos nas oitivas, não é exagero falar em extermínio. A votação do parecer foi adiada para a próxima terça-feira (14).

rosangela-gomes-prb-parecer-cpi-jovens-negros-e-pobres-foto2-douglas-gomes-07-07-15Para enfrentar o problema, a relatora sugeriu um Plano Nacional de Enfrentamento ao Homicídio de Jovens. “A causa principal da violência contra os jovens negros e pobres é o racismo. Não tendo acesso ao ensino de qualidade, ao mercado de trabalho, tampouco a locais dignos de moradia, essa parcela da sociedade fica encurralada numa armadilha sistêmica. Do alçapão são jogados para a marginalidade. O racismo é a uma patologia social. Vivemos em um estado de guerra latente”, enfatizou Rosangela.

A comissão propôs também a criação do Fundo Nacional de Promoção da Igualdade Racial para financiar a Política de Igualdade Racial. “Queremos criar condições para que a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) e a Fundação Cultural Palmares, bem como os demais órgãos que trabalham com a promoção da igualdade racial, possam vir a exercer suas atribuições de forma plena, eficaz e continuada”, defendeu.

Saiba mais

Segundo pesquisa do Sistema de Informação de Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/Datasus), entre 2001 e 2011, ocorreram cerca de 550 mil homicídios, dos quais 34,4% foram brancos e 64,7%, negros. Ainda de acordo com o SIM/Datasus, mais da metade dos homicídios ocorridos em 2011, no Brasil, eram jovens negros (71,44%).

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend