Em Natal (RN), Pereira e Lincoln comemoram manutenção de benefício a pescadores

Pereira destacou a habilidade de Lincoln na negociação com o Palácio do Planalto pela manutenção do seguro-defeso

Publicado em 8/6/2015 - 00:00

Em Natal (RN), Pereira e Lincoln comemoram manutenção de benefício a pescadores
Marcos Pereira destacou a habilidade de Lincoln na negociação com o Palácio do Planalto pela manutenção do seguro-defeso, que estava em risco com a aprovação da MP 665.

 

Natal (RN) – Marcos Pereira elogiou no último dia 03, em Natal, a forte liderança sindical exercida pelo presidente do PRB no Rio Grande do Norte, Abraão Lincoln, na luta pelos pescadores brasileiros. O líder republicano destacou a habilidade de Lincoln, que também é presidente da Confederação Nacional dos Pescadores e Aquicultores (CNPA), na negociação com o Palácio do Planalto pela manutenção do seguro-defeso, que estava em risco com a aprovação da MP 665. O discurso ocorreu em encontro do partido no estado.

Foi Pereira quem intermediou as conversas com o governo depois de participar, em Brasília, de evento do setor contra a medida, que restringiria o acesso dos pescadores artesanais ao benefício pago durante a piracema. Seu esforço foi enaltecido por Lincoln.marcos-pereira-prb-abraao-lincoln-prb-comemoram-manutencao-de-beneficio-a-pescadores-foto-ascom-08-06-15-02 “Marcos Pereira teve postura de grande articulador. A pesca foi a única categoria que, com diálogo, sem quebra-quebra ou pressão, mostrou ao governo o equívoco que seria cometido”.

O PRB ocupou o Ministério da Pesca de 2012 a 2014. Embora no início deste ano o partido tenha sido deslocado para o Esporte, Pereira afirmou que “o PRB deixou a pesca, mas jamais abandonou os pescadores”. “O seguro-defeso não é como o seguro-desemprego. Nosso esforço foi mostrar essa diferença e o risco social que milhares de famílias enfrentariam”, explicou o líder republicano, para quem a vitória deve ser creditada aos esforços de Lincoln e sua equipe.

Pereira critica corrupção generalizada

Em seu pronunciamento, Marcos Pereira criticou a corrupção generalizada no país e pediu aos republicanos comportamento exemplar. O Encontro Estadual do PRB no Rio Grande do Norte reuniu mais de 300 pessoas no Praia Mar Hotel, entre elas a senadora Fátima Bezerra (PT). “Há um divórcio entre a sociedade e seus representantes. As pessoas não mais se sentem representadas, e é isso que temos o dever de reverter”, conclamou Pereira. Ele defende a conduta ética e transparente na vida pública.

Mais de 100 vereadores do PRB e de outros partidos prestigiaram o encontro. Abraão Lincoln garante o PRB na disputa de pelo menos 50 prefeituras em 2016, mas aguarda a definição da fusão de alguns partidos para tentar atrair desde já prefeitos e vereadores insatisfeitos com as mudanças. Sua meta é eleger no mínimo 15 prefeitos. Hoje o partido não governa nenhum município no estado e tem 32 vereadores, inclusive na capital.

“Vamos construir um grande partido, embora já tenha nascido forte com a presidência de honra de Zé Alencar”, lembrou Lincoln. Para ele, Alencar foi um grande exemplo de moralidade política e comprometimento. “Temos aqui pessoas simples, oriundas do povo, mas que têm esse espírito republicano. Falo especialmente àquelas que colocarão seus nomes à disposição para concorrer às eleições em seus municípios”, disse ele, que alcançou mais de 62 mil votos para deputado federal em 2014.

marcos-pereira-prb-abraao-lincoln-prb-comemoram-manutencao-de-beneficio-a-pescadores-foto-ascom-08-06-15-03Senadora defende financiamento público de campanha, mas Pereira rebate

A senadora Fátima Bezerra (PT) criticou o financiamento empresarial e se declara favorável ao uso de recursos públicos para custear campanhas eleitorais. Mas o presidente do PRB respondeu dizendo que não dá para explicar ao cidadão o uso de dinheiro em campanhas quando a saúde e a educação vão mal. Marcos Pereira aproveitou para esclarecer a proposta apresentada pelo partido durante a discussão e votação da reforma política, na última semana, em Brasília.

“A proposta do PRB aprovada pela Câmara dos Deputados prevê que as doações empresariais sejam feitas apenas aos partidos, e não mais diretamente aos candidatos. Esse já é um grande avanço”, afirmou. Líder do partido na Câmara e autor do projeto, o deputado Celso Russomanno disse que na ocasião da regulamentação da medida vai lutar por “um teto de doações baixo”. A limitação hoje é apenas percentual, mas Pereira acredita que o valor tem que ser quantitativo.

“O PRB não é hipócrita”

Amarcos-pereira-prb-abraao-lincoln-prb-comemoram-manutencao-de-beneficio-a-pescadores-foto-ascom-08-06-15-04o justificar a iniciativa de garantir doações empresariais e privadas aos partidos, Marcos Pereira disse que os principais críticos da medida são justamente os partidos envolvidos nos escândalos de corrupção. Para ele, isso é hipocrisia. “O PRB não é hipócrita. Tem muita gente que publicamente critica o financiamento empresarial, mas em particular acaba pegando. Não podemos mais aceitar que seja assim”.

Participaram do encontro os deputados estaduais Gilmaci Santos (PRB-SP) e Gilberto Abramo (PRB-MG), o deputado distrital Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF), o tesoureiro nacional do PRB, Mauro Silva, além de outros parlamentares e lideranças políticas de todo o estado.

Texto e fotos: Diego Polachini / Comunicação – Presidência Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend