Em clássico na Vila Belmiro, ministro do Esporte reforça combate ao Aedes aegypti

Ministro do Esporte conversou com torcedores que foram ao clássico entre Santos x Corinthians. Partida contou com ação em campo com faixas de alerta ao Zika vírus

Publicado em 07/03/2016 - 00:00

Em clássico na Vila Belmiro, ministro do Esporte reforça combate ao Aedes aegypti
Ministro do Esporte conversou com torcedores que foram ao clássico entre Santos x Corinthians. Partida contou com ação em campo com faixas de alerta ao Zika vírus

 

Santos (SP) – O clássico Santos x Corinthians realizado neste domingo (06) na Vila Belmiro, em Santos, litoral paulista, teve uma missão especial. O ministro do Esporte, George Hilton (PRB), e o presidente do Santos FC, Modesto Roma Júnior, participaram da campanha #ZikaZero, que busca a conscientização e a mobilização no combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da zika, da dengue e da chikungunya. O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, Rogerio Hamam, também integrou o time do Ministério do Esporte na Vila Mais Famosa do Mundo. O deputado estadual Wellington Moura (PRB-SP) também compareceu. Em campo, vitória do Santos: 2 X 0, gols de Ricardo Oliveira.

Antes de a bola rolar, Hilton e Roma Júnior se encontraram na sala da presidência do Santos para tratar da campanha #zikazero e temas importantes para o futebol brasileiro. O ministro, o presidente e o secretário nacional de Futebol posaram para fotos com as placas do #zikazero. Em seguida, o ministro e o secretário Rogerio Hamam entraram em campo com a faixa em alusão à campanha do Governo Federal. O telão do estádio reforçou o recado e exibiu o vídeo institucional do Ministério do Esporte.

Em clássico na Vila Belmiro, ministro do Esporte reforça combate ao Aedes aegyptiPara o ministro George Hilton, o esporte é uma ferramenta fundamental para transmitir mensagens importantes. “O futebol é um esporte de massa, atrai crianças, jovens, famílias e a ideia é transformar os estádios em locais de conscientização da população de precisamos combater o mosquito”, afirmou o ministro. “É um lugar muito importante para disseminar essa campanha”, completou.

O presidente do Santos, Modesto Roma Júnior, destacou a necessidade de todos participarem das ações contra o Aedes aegypti. “O combate ao mosquito transcende governo, política, futebol. Precisamos de unidade para acabar com esse mal que preocupa e assusta o Brasil”, explicou. “E esse medo só vai passar quando pegarmos esse bichinho listrado de preto e branco e acabar com ele”.

Os torcedores também entraram na luta contra o mosquito. O comerciante Fernandes Cordeiro de Lima seguia com a família para a Via Belmiro para apoiar o Peixe no jogo. Ao saber do teor da campanha do Governo Federal, fez questão de participar. “(A campanha) É válida, pois é uma briga que estamos perdendo e temos que nos unir sempre por essa causa”, disse. Sobre a ação ser em uma partida de futebol, Lima elogiou. “Qualquer ambiente com aglomeração de pessoas é um bom local, pois são mais pessoas conscientizadas”, afirmou.

Já a professora Adriana de Oliveira Alves salientou a relevância de ações para intensificar o combate ao mosquito Aedes aegypti que, para ela, tem que ser constante, como é feito na casa dela. “É interessante conscientizar sempre, principalmente onde tem bastante gente. Aqui no jogo é um bom ambiente, pois terão muitas famílias”, afirmou.

Campanha

O Governo Federal está empenhado na campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti. Desde fevereiro, o Ministério do Esporte faz ações nos estádios de futebol por todo o Brasil, durante jogos dos campeonatos estaduais. A campanha ganhou reforço com um novo slogan ligado ao mundo esportivo: “Brasil 10 X #ZikaZero – Jogando junto, a gente só aumenta esse placar”.

O Governo Federal lançou também o “Dia Nacional de Mobilização Zika Zero”, quando vários ministros e autoridades viajaram pelo país para reforçar o combate ao mosquito. A Campanha #ZikaZero é um esforço concentrado que vem mobilizando todos os órgãos do Governo Federal, Estaduais e Municipais e tem caráter educativo.

Texto: Rafael Brais / Ascom – Ministério do Esporte
Fotos: Francisco Medeiros

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro