Em Brasília, Ossesio Silva prestigia aniversário da Independência do México

Celebração aconteceu na Embaixada do México, na capital federal

Publicado em 18/09/2019 - 00:00

Em Brasília, Ossesio Silva prestigia aniversário da Independência do México
Embaixador do México no Brasil, José Ignácio Piña Rojas, e o deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE)

Brasília (DF) – A convite do embaixador José Ignácio Piña Rojas, o deputado federal Ossesio Silva (Republicanos-PE) participou na segunda-feira (16), da celebração do 209º aniversário da Independência do México. A comemoração aconteceu na embaixada do México, em Brasília.

O republicano é presidente do Grupo Parlamentar de Amizade Brasil-México da Câmara dos Deputados, instalado em julho deste ano. Para Ossesio, esses encontros reforçam não só os laços políticos entres os países, bem como as relações como um todo.

O evento também contou com a presença do deputado federal Julio Cesar Ribeiro (Republicanos-DF), vice-presidente do Colegiado.

Saiba mais

O México foi colonizado pelos espanhóis a partir do início do século 16. Os astecas, que habitavam o território mexicano, foram dominados e explorados pelos espanhóis, liderados por Hernán Cortéz. O território era chamado pelos espanhóis de Vice-Reino da Nova Espanha, e passou a ser chamado de México somente a partir de 1821.

Até 1810, ano da declaração da Independência do México, os espanhóis exploraram o território e as populações nativas. O povo mexicano seguia, inclusive, as leis da Espanha. O movimento pela independência do México teve início em 1810 e foi liderado, em seus primeiros momentos, por dois padres: Miguel Hidalgo e José Maria Morelos.

No dia 16 de setembro de 1810 foi declarada a Independência do México. Porém, ela não foi bem aceita pela Espanha, que buscou reprimir o movimento, dando início a uma guerra que durou 11 anos. Os colonos mexicanos venceram a guerra, conquistando efetivamente a independência.

Texto: Eulla Carvalho / Ascom – deputado federal Ossesio Silva

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro