Eduardo Lopes quer segurança pública como prioridade máxima

Para o senador do PRB, é preciso haver uma atuação “forte e verdadeira” no combate ao crime

Publicado em 22/2/2018 - 00:00

Eduardo quer segurança pública como prioridade máxima
Para o senador do PRB, é preciso haver uma atuação “forte e verdadeira” no combate ao crime

Brasília (DF) – O senador Eduardo Lopes (PRB-RJ) defendeu, nesta quarta-feira (21), que a segurança pública nacional seja tratada com prioridade. Para ele, é preciso haver uma atuação “forte e verdadeira” no combate ao crime.

Lopes lembrou ainda que no dia anterior foi relator do decreto de intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro, aprovado no Plenário da Casa por 55 votos a favor, 13 contrários.

O senador fez um alerta sobre a situação que o Rio de Janeiro se encontra. Segundo o republicano, o estado vive uma “paranoia, um pânico que toma conta da sociedade”. “Quando falamos da violência no Rio de Janeiro estamos falando hoje de uma verdadeira guerra urbana, na qual temos o domínio de territórios por parte do tráfico, por parte das milícias, em que o cidadão, a sociedade, se torna refém, acuada das ações”, alertou.

O senador também destacou a criação de uma comissão externa, aprovada mais cedo, para acompanhar a intervenção. A comissão terá três senadores titulares e outros três suplentes que vai acompanhar as atividades da intervenção e possíveis desrespeitos aos direitos humanos. Lopes defendeu que não pode faltar orçamento para intervenção. “Temos que trabalhar para que não faltem recursos para isso. Imaginem começarmos uma operação dessa e, no meio dela, pararmos alegando falta de recursos. Isso seria, para mim, em duas questões, uma vergonha”, destacou o senador que estará presente na comissão externa.

Para Lopes, a intervenção federal na segurança pública deve atingir todas as regiões do estado. “Nós temos que pensar na baixada fluminense, na região metropolitana e no interior do estado também. Então, o plano tem que ser realmente expandido para que possamos dar segurança ao estado todo”, defendeu.

Outras agilidades na execução de medidas para combater a violência também foram defendidas. “Se o Congresso, a sociedade, as autoridades estão debruçadas sobre isso e olhando a necessidade dessa prioridade, então nós temos que buscar atualizações, temos que buscar aquilo que seja mais rápido e mais fácil para realizar”, disse senador.

Eduardo Lopes vem defendendo, desde que chegou ao Senado, o tema segurança pública. Para ele, a população clama por dias melhores e a segurança precisa ser uma realidade na vida da população.

A segurança pública é um assunto que interessa todo o país e para o senador Eduardo Lopes é preciso atualizar a legislação para que o Brasil tenha mais condições de combater o crime e a violência. “A segurança do nosso povo, não só do Rio de Janeiro, mas de todo o Brasil, de todos os municípios, tem que ser prioridade número um, tem que ser prioridade máxima. E nós temos que trabalhar aqui no Congresso para atualizar e criar novas legislações, enfim, para que as forças de segurança possam agir, que não faltem recursos para isso e que realmente a sociedade seja amparada e protegida pelo Estado”, defendeu o senador do PRB.

Texto: Ascom – senador Eduardo Lopes
Foto: Agência Senado

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend