Republicano afirmou que, durante as visitas aos conselhos tutelares da capital e distrito, foram encontradas péssimas condições de trabalho para atender a população
Publicado em 27/8/2017 - 00:00
Porto Velho (RO) – O vereador Edesio Fernandes (PRB) promoveu, na última quarta-feira (23) uma audiência pública na Câmara Municipal de Porto Velho, para discutir as atuais condições dos conselhos tutelares do município.
O republicano iniciou a audiência mostrando imagens de suas visitas aos conselhos tutelares da capital. “Desde janeiro deste ano, venho de várias reuniões com os conselhos tutelares do município de Porto Velho e Distrito, e fiz visitas a todos os conselhos para ver de perto a realidade e condições de trabalho que é oferecida para os conselheiros, que atendem a população e defendem as crianças e adolescentes. Essa apresentação mostra apenas uma parte dos problemas que eles estão enfrentando, para poder atender a população. Há seis meses fiz a primeira visita e na última semana retornei, mas pouca coisa mudou, pois as dificuldades têm sido as mesmas”, relatou o republicano.
Além disso, os conselheiros, segundo ele, reclamam de duas leis que prejudicam o trabalho: a Lei 575 de 30 do setembro de 2015 e a Lei Complementar 510 de dezembro de 2013. Edesio afirmou que, durante as visitas aos conselhos tutelares da capital e distrito, foram encontradas péssimas condições de trabalho para atender a população, nas ocorrências de vulnerabilidade de crianças e adolescentes, com salas sem ar condicionado, falta de computadores e carros indisponíveis para fazerem uso nas ocorrências. Segundo ele, as sedes de alguns conselhos não tem placa de identificação entre outras problemáticas.
“O empenho do vereador é plausível. Parabéns pela preocupação, por fiscalizar e cobrar do executivo melhorias”, relata o conselheiro Ezielmo Rodrigues. “A situação é difícil de se sustentar. Quem foi ao distrito sabe das péssimas condições que trabalhamos. Como vamos atender as crianças, se às vezes temos que tirar da onde não temos para ajudar e oferecer o melhor”. Quem perde é a comunidade”, lamenta o conselheiro Dênis Rodrigues.
“Estamos fazendo o possível para melhorar e já tivemos avanços. Este ano aumentamos a fiscalização e em pouco tempo já teremos melhoras nos ambientes de trabalho dos conselhos tutelares para os atendimentos”, afirmou o secretário municipal de Assistência Social e Família, Claudir Rocha. Ao final do evento, os conselheiros tutelares agradeceram o vereador do PRB pelo empenho, afirmando que Porto Velho precisa de parlamentares assim, comprometido com a população.
“Do jeito que está não pode ficar. Vamos atrás de Executivo para mudar a história dos conselhos, levaremos até o prefeito Hildon Chaves e passarei as demandas para ele. Em breve teremos boas notícias.”, concluiu o Edesio Fernandes.
Texto e foto: Ascom – vereador Edesio Fernandes
Edição: Agência PRB Nacional
Eu repórter republicano
Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.