‘Dezembro Vermelho’ é lembrado por Carlos Alberto

Deputado lembrou que a transmissão do vírus HIV está relacionada aos comportamentos de risco, em uma grande parcela cada vez mais jovem.

Publicado em 2/12/2015 - 00:00

‘Dezembro Vermelho’ é lembrado por Carlos Alberto
Carlos Alberto lembrou que a transmissão do vírus HIV está relacionada aos comportamentos de risco, em uma grande parcela cada vez mais jovem.


Manaus (MA) –
O dia 1º de dezembro, onde o mundo intensifica suas atenções ao combate contra o HIV/AIDS, instituído nessa data, em 1988, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), o líder do PRB na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM) lembrou que a transmissão do vírus está relacionada aos comportamentos de risco, em uma grande parcela cada vez mais jovem.

“A grande preocupação é o aumento do número de jovens contaminados pelo vírus. Números estes que estavam diminuindo no Brasil já há algum tempo, mas dados da Unaids (programa conjunto da ONU sobre HIV/AIDS) revelaram que os casos de AIDS cresceram 11%, entre 2005 e 2013 no nosso país, e entre os jovens o número de contaminados é maior: entre os meninos de 15 a 19 anos, o número de casos cresceu 50% na última década.

Pautado no decréscimo destes índices, está tramitando na casa o Projeto de Lei 282/2015 de autoria de Carlos Alberto que institui a “Semana de Conscientização pelo Diagnóstico precoce do HIV/AIDS” possibilitando diagnosticar por meio do teste rápido (pessoas com vírus do HIV para que elas possam iniciar a terapia antirretroviral, impedindo assim a transmissão do agente transmissor da AIDS). “Precisamos, sem dúvida, contribuir com medidas efetivas e como também ações socioeducativas e preventivas”, ressaltou o republicano.

Casa Vhida

Ainda em seu discurso, Carlos Alberto destacou a iniciativa do projeto de extensão da Universidade Federal do Amazonas do curso de Administração que, com apoio da Aleam está promovendo a campanha “Alimente a Vida”, doando leite para a Casa Vhida (associação de apoio à criança com HIV) que se iniciou no dia 30 de novembro e se estende até 15 de dezembro e que, inclusive, está com um ponto de coleta na casa legislativa. “Lembrando que a Casa Vhida tem um grande trabalho de cuidados especiais as crianças, prestados por funcionários e pelas próprias mães dos pacientes”, declarou.

Texto: Náis Campos / Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Foto: Arthur Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend