Detran-DF deverá registrar a quilometragem dos veículos vistoriados

A iniciativa é do deputado distrital Julio Cesar. Texto aprovado pela Câmara Legislativa vai inibir a atuação de fraudadores de hodômetros

Publicado em 14/11/2017 - 00:00

Detran-DF deverá registrar a quilometragem dos veículos vistoriados
A iniciativa é do deputado distrital Julio Cesar. Texto aprovado pela Câmara Legislativa vai inibir a atuação de fraudadores de hodômetros

Brasília (DF) – A Câmara Legislativa do Distrito Federal aprovou, em primeiro e segundo turno, o Projeto de Lei nº 512/2015, de autoria do deputado distrital Julio Cesar (PRB-DF), que obriga o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) a registrar a quilometragem dos veículos vistoriados. O texto segue agora para a análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Julio Cesar destaca que a imprensa tem noticiado a ação inescrupulosa de alguns profissionais do setor automotivo que, no intuito de melhorar o valor comercial de veículos usados, reduzem a quilometragem constante do hodômetro. O republicano lembra que a quilomentragem é fator decisivo para o comprador do automóvel, que prefere os veículos com baixa, pois buscam a oportunidade de adquirir um seminovo com um preço mais acessível.

Pelo texto, a quilometragem observada será inserida em um campo próprio do Banco de Dados de cada veículo, evitando, assim, que no processo de venda, fraudadores possam adulterar a marcação do hodômetro.

“Buscando resolver o problema da adulteração, sem criar ônus para o proprietário, nem para o erário estamos propondo que se aproveite o momento da transferência de propriedade do veículo ou até mesmo o momento das vistoriais periódicas, para a verificação e anotação da quilomentragem no banco de dados, afim de dificultar as fraudes”, ressalta o parlamentar.

Texto e foto: Ascom – deputado distrital Julio Cesar

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend