Deputados do PRB vão debater projeto “Escola sem Partido” em comissão

Os deputados republicanos Alan Rick (AC), Antonio Bulhões (SP), João Campos (GO) e Lincoln Portela (MG) serão representantes do PRB na Comissão Especial

Publicado em 7/10/2016 - 00:00

Deputados do PRB vão debater projeto “Escola sem Partido” em comissão
Na avaliação dos republicanos, pais e alunos devem ser críticos em relação à doutrinação que pode ocorrer nas escolas

Brasília (DF) – Os deputados republicanos Alan Rick (AC), Antonio Bulhões (SP), João Campos (GO) e Lincoln Portela (MG) serão representantes do PRB na Comissão Especial instalada na última quarta-feira (5) para proferir parecer ao PL 7180/2014 – Escola Sem Partido. A proposta inclui entre os princípios do ensino o respeito às convicções do aluno, de seus pais ou responsáveis, dando precedência aos valores de ordem familiar sobre a educação escolar nos aspectos relacionados à educação moral, sexual e religiosa.

Na avaliação dos republicanos, pais e alunos devem ser críticos em relação à doutrinação que pode ocorrer nas escolas. “O perfil dos nossos professores, publicado pela Unesco e pelo Ministério da Educação, revela que 55% discordam de que ‘A atividade docente deve reger-se pelo princípio da neutralidade política’. Ou seja, muitos se julgam no direito de propagarem suas próprias ideologias, nas aulas de história, matemática ou português, desperdiçando o tempo do aluno que deveria ser usado para aprender conhecimentos”, explica Bulhões.

Segundo ele, não se trata de reprimir a opinião alheia, mas de impedir a manipulação da audiência cativa do aluno no horário escolar para a propaganda de ideologias dogmáticas. “As escolas devem ensinar o que está previsto no currículo, e que hoje é tão mal ensinado. A opinião política não é assunto para ser ensinado, mas para ser escolhido livremente pelos cidadãos, a partir do conhecimento não dogmático que as escolas devem ter em foco”, acrescenta o deputado.

De acordo com o estudo publicado pela Unesco, apenas 9% dos professores consideram que sua tarefa mais importante é transmitir conhecimentos básicos. Um número ainda menor, 8%, considera mais importante “formar para o trabalho”. A grande maioria dos professores, 72%, considera mais importante “formar cidadãos conscientes” do que transmitir conhecimentos básicos.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Divulgação

 

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