Deputados do PRB-AP recebem promotor de justiça para debater contaminação da Lagoa dos Índios

Os deputados republicanos Pastor Oliveira e Jory Oeiras verificaram in loco a situação da Lagoa dos Índios.

Publicado em 10/04/2015 - 00:00

jory-oeiras-pastor-oliveira-encontro-com-promotor-09-04-15-decom-alap
O encontro aconteceu na Assembleia Legislativa do Amapá

Macapá (AP) – Os deputados da Comissão de Meio Ambiente (CMA) da Assembleia Legislativa do Amapá, estiveram reunidos na manhã de quarta-feira (8), com promotor de Justiça Marcelo Moreira, da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo de Macapá (Prodemac).

No encontro, que aconteceu na Assembleia Legislativa, o presidente da Comissão, deputado Oliveira (PRB-AP) e os deputados Max da AABB (PSB) e Jory Oeiras (PRB-AP), informaram ao promotor sobre a visita feita pela comissão na tarde da última segunda-feira (6) à parte externa do Instituto Administrativo Penitenciário do Amapá (Iapen), onde foi verificado in-loco a contaminação da Lagoa dos Índios por dejetos oriundos de quase três mil pessoas do instituto, entre internos e servidores.

Durante a visita, os deputados observaram que as fossas que armazenam dejetos fecais estão transbordando. A direção do Iapen mandou escavar uma vala para escoar a água com fezes até a lagoa. A vala, com mais de 200 metros de comprimento, sai da parte de trás do instituto e segue na lateral de uma estrada de barro que dá acesso à horta onde são cultivadas hortaliças que são consumidas no instituto. “Esse problema já existe há mais de dez anos e temos que encontrar uma solução”, contou o deputado Jory Oeiras (PRB-AP), que trabalhou no instituto como Agente Penitenciário.

Já o deputado Oliveira (PRB-AP) disse que o problema será levado ao conhecimento do governador do Estado, Waldez Góes (PDT). “Vamos levar um projeto para análise do governador para que ele possa liberar recursos para a construção de bacias de decantação localizadas na área externa do Iapen”, afirmou.

Na oportunidade o parlamentar informou ainda que a comissão estará retomando as discussões sobre a bacia de decantação, implantada há mais de 40 anos, no bairro das Pedrinhas em Macapá, pela Companhia de Água, Esgoto e Saneamento do Amapá (Caesa).

Texto: Decom / ALAP
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend