Debate realizado por Washington Uchôa recebe apoio da população em Volta Redonda

Objetivo do encontro foi buscar soluções para portadores de necessidades especiais

Publicado em 15/5/2017 - 00:00

washington-uchoa-prb-audiencia-recebe-apoio-da-populacao-em-volta-redonda-foto-ascom-15-05-17-01
Objetivo do encontro foi buscar soluções para portadores de necessidades especiais

Volta Redonda (RJ) – Na última quarta-feira (10), o vereador Washington Uchôa (PRB) realizou, no plenário da Câmara Municipal de Volta Redonda, a audiência pública com o tema “Buscando soluções para portadores de necessidades especiais”. O evento, que foi acompanhado pela professora e intérprete de Libras, Priscila Moreira, contou com a participação de mais de 200 pessoas, entre elas mães de jovens com necessidades especiais, cadeirantes e pessoas com algum tipo de deficiência, representantes de ONGs e entidades ligadas ao assunto, e comunidade em geral, que foram discutir e buscar soluções para o assunto. A recepção foi feita por um casal com Síndrome de Down, o Gláucio e a Nathália.

washington-uchoa-prb-audiencia-recebe-apoio-da-populacao-em-volta-redonda-foto-ascom-15-05-17-02Compondo a mesa estavam, além do vereador Washington Uchôa, o gerente executivo da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Volta Redonda, Leonardo Santoro, e o presidente da instituição, Mário Vitor; a secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Dayse Penna; o médico e ex-vereador, Paulo Baltazar; o presidente da Apadefi (Associação de Pais e Amigos Deficientes Físicos), Rodolfo Levenhagen; o vice-prefeito e secretário municipal de Ação Comunitária, Maycon Abrantes; e o presidente da Câmara Municipal, Sidney Dinho; além do vereador Edson Quinto e do ex-vereador, Jorginho Fuede. Os vereadores Rosana Bergone e Paulinho do Raio-X também estiveram presentes na audiência.

O vereador Washington Uchôa abriu o evento agradecendo a presença de todos e citando a Lei Brasileira de Inclusão, popularmente conhecida como Estatuto da Pessoa com Deficiência, em vigor desde o dia 6 de julho de 2015, que garante a este segmento da população, entre outros direitos, atendimento prioritário e acessibilidade em todos os locais e serviços; ingresso no sistema educacional e de saúde; acesso à moradia com acessibilidade; e igualdade de oportunidades sem sofrer nenhum tipo de discriminação, além do direito à cultura, ao turismo, ao esporte e ao lazer.

“Como relator da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos das Pessoas com Necessidades Especiais e do Idoso na Câmara Municipal, acho de grande importância realizar essa audiência pública. Quero poder encontrar formas de facilitar a vida dessas pessoas”, disse.

washington-uchoa-prb-audiencia-recebe-apoio-da-populacao-em-volta-redonda-foto-ascom-15-05-17-03Segundo o gerente executivo da Apae de Volta Redonda, Leonardo Santoro, a instituição passa por momentos de dificuldade financeira, mas não deixa de cumprir com seu papel. “Aproveito o momento para elogiar o empenho da população em ajudar a Apae. É importante realmente debatermos soluções que nos ajudem. O poder público é fundamental para que as metas sejam colocadas em prática, mas pessoas engajadas na causa são ainda mais importantes”, falou.

O presidente da Apadefi, Rodolfo Levenhagen, parabenizou o vereador Washington Uchôa pela iniciativa e sugeriu um possível fórum permanente para discutir o assunto. “Essa ideia da audiência pública foi brilhante. O tema é muito amplo e rico e precisamos falar sobre ele com seriedade. Estou feliz em ver esse plenário cheio. É bom saber que a sociedade está querendo se envolver. Meu pai foi um dos fundadores da Apadefi, que tem 35 anos, e quero poder, à frente da instituição, continuar esse importante trabalho de apoio às famílias e as pessoas com algum tipo de deficiência”, falou, acrescentando que a realidade das entidades é difícil e faltam recursos. O médico Paulo Baltazar, assim como a secretária Dayse Penna, afirmaram que a luta é ainda maior. “Não basta ter lei, é preciso que se execute o que está na lei”.

Participação popular

Com o objetivo de expor as dificuldades e encontrar soluções, diversas pessoas presentes usaram a tribuna livre, entre elas o ex-policial militar, Marcos Antonio, do bairro Vila Mury. Em uma troca de tiros há 27 anos, em uma missão, Marcos ficou tetraplégico.

“Minha maior reclamação é quanto a pouca acessibilidade em Volta Redonda. Há 27 anos estou nessa condição de cadeirante, e de lá para cá vi pouca coisa mudar. É preciso que o poder público olhe com mais carinho para essa causa”, afirmou.

washington-uchoa-prb-audiencia-recebe-apoio-da-populacao-em-volta-redonda-foto-ascom-15-05-17-04Outro problema exposto por mães de usuários do Capd (Centro Dia de Atendimento à Pessoa com Deficiência) de Volta Redonda foi quanto ao fim da bolsa aprendizagem. De acordo com a assistente social Larissa, que estava representando a entidade, já estão fazendo o possível para que o benefício retorne no segundo semestre do ano.

Outra reivindicação foi feita por Edson Moreira. Ele é pai da Lara, de 7 anos, que tem epilepsia mioclônica e estuda na Escola Municipal Fernando de Noronha. “A escola é muito boa, mas falta material didático especializado. Não quero que minha filha vá à escola por ir, quero que ela aprenda e se desenvolva”, falou.

Renata Machado, moradora do Retiro, tem um filho de 4 anos com a Síndrome de Williams. Ela disse que uma das maiores reclamações feitas por ela e pelas outras mães que a acompanham são quanto ao transporte. “Gostaria de aproveitar o momento e elogiar o trabalho desenvolvido pela Apae e Apadefi. Espero que o assunto não termine nesta noite. Esqueçam o podem e analisem com o coração. Precisamos de atendimento adequado para nossos filhos e, principalmente, do engajamento do governo”, disse.

Ao final da audiência, o vereador Washington Uchôa avaliou como positiva a audiência e salientou que será feito um relatório e encaminhado ao prefeito Samuca Silva para que as medidas necessárias sejam tomadas. “Vou levar pessoalmente esse relatório nas mãos do prefeito. Esses questionamentos serão acompanhados de perto por mim, para que soluções sejam encontradas”, finalizou.

Texto: Roberta Caulo/ Ascom – vereador Washington Uchôa
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend