Daniel Guerra sanciona lei que obriga a contratação de vigilantes em agências bancárias

A lei tem o objetivo de ampliar as condições de segurança para os usuários e funcionários dos bancos e cooperativas de Caxias do Sul (RS)

Publicado em 23/6/2017 - 00:00

Daniel Guerra sanciona lei que obriga a contratação de vigilantes em agências bancárias
“Essa lei opera de forma preventiva e torna-se uma aliada na questão da segurança pública municipal, além de colaborar para a geração de empregos aos vigilantes”, declarou o prefeito

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) sancionou, na quarta-feira (21), a Lei Municipal número 8195, que dispõe sobre a obrigatoriedade das agências bancárias públicas e privadas e as cooperativas de crédito, com sede em Caxias do Sul, contratarem vigilância armada durante 24 horas, inclusive nos fins de semana e feriados.

De acordo com a lei, os vigilantes deverão permanecer no interior do estabelecimento, em local seguro, para se protegerem. Além disso, as agências e cooperativas que descumprirem os dispositivos da legislação estarão sujeitos a penalidades: advertência, multa e até interdição. A presente medida tem o objetivo de ampliar as condições de segurança para os usuários e funcionários dos bancos e cooperativas. As agências têm um prazo de 180 dias para se adequarem à presente lei.

Antes de ser sancionado, o projeto de lei foi analisado pela Procuradoria-Geral do Município, que o considerou de interesse público, não apresentando vício de inconstitucionalidade formal e material.

“Essa lei opera de forma preventiva e torna-se uma aliada na questão da segurança pública municipal, além de colaborar para a geração de empregos aos vigilantes”, declarou o prefeito. Todos os vereadores foram convidados para prestigiarem a sanção da lei. Estiveram presentes os parlamentares Chico Guerra (PRB) e Rodrigo Beltrão, autor do referido projeto de lei, o atual secretário de Habitação, Elisandro Fiuza (PRB), que, na época como vereador, votou favorável ao projeto, e alguns vigilantes.

O vereador Rodrigo Beltrão cumprimentou o prefeito pela sanção da lei. “Esse projeto foi pensado para prevenir ataques a bancos e diminuir a violência, pensando em dar mais segurança e proteção aos moradores das proximidades e a quem frequenta esses locais”, enfatizou o vereador.

A lei foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do município.

Texto: Ascom – prefeitura de Caxias do Sul
Foto: Petter Campagna Kunrath

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend