Daniel Guerra assina protocolo para formalizar criação do roteiro Caminhos de Caravaggio

Solenidade foi realizada durante o Festuris com outros quatro prefeitos de municípios que fazem parte do trajeto

Publicado em 13/11/2018 - 00:00

Daniel Guerra assina protocolo para formalizar criação do roteiro Caminhos de Caravaggio
Solenidade foi realizada durante o Festuris com outros quatro prefeitos de municípios que fazem parte do trajeto

Caxias do Sul (RS) – O pré-lançamento do roteiro turístico Caminhos de Caravaggio foi realizado em uma cerimônia, no sábado (10), na Feira Internacional de Turismo (Festuris), em Gramado. O prefeito de Caxias do Sul, Daniel Guerra (PRB), junto aos outros representantes dos quatro municípios que fazem parte da rota, assinaram um protocolo de intenções para a criação de um consórcio que viabilize o roteiro.

O ato garante a formalização jurídica do roteiro e facilita a captação de recursos para infraestrutura, divulgação e manutenção do Caminhos de Caravaggio, que passará por cinco cidades da serra. Com a assinatura do protocolo de intenções, a próxima ação será encaminhar um projeto de lei para as câmaras de vereadores de cada cidade para a aprovação do consorcio intermunicipal Caminhos de Caravaggio.

Daniel Guerra destacou a importância desse novo roteiro para a região.

“Estamos muito felizes em celebrar um trabalho feito com tanta competência pela Secretaria de Turismo de Caxias do Sul e pelas demais secretarias e que chega a um momento de consolidação e cooperação. Esse roteiro nos leva a ter um novo produto dentro do segmento do turismo religioso que vem crescendo no nosso país”, conclui.

Além dele, também estavam presentes os prefeitos de Gramado, João Alfredo Bertolucci; de Canela, Constantino Orsolin; de Nova Petrópolis, Regis Luiz Hahn; e de Farroupilha, Claiton Gonçalves.

A titular da Secretaria Municipal do Turismo (Semtur), Renata Carraro, também participou da assinatura. Renata destacou que os próximos passos para a implementação do atrativo é seguir com discussões e ações para a operacionalização do roteiro.

“Enquanto ocorre a formalização jurídica, os municípios seguem fortalecendo e trabalhando nas comunidades que integram o roteiro. Isso inclui sinalização e preparação para o lançamento oficial que ocorrerá em 2019”, comenta.
A expectativa é que o roteiro seja lançado oficialmente no período de celebração em homenagem a Nossa Senhora de Caravaggio.

Caminhos de Caravaggio

O roteiro tem como objetivo ligar os santuários de Nossa Senhora de Caravaggio localizados em Farroupilha e Canela, em um trajeto de quase 200 quilômetros que passa por cinco cidades da Serra (Caxias do Sul, Farroupilha, Canela, Gramado e Nova Petrópolis). O projeto visa aproximar duas tradicionais regiões turísticas, a da Uva e Vinho e a das Hortênsias, através do turismo religioso.

Em Caxias do Sul, o percurso passa pelos distritos de Vila Cristina, Santa Lúcia do Piaí e Vila Oliva, fomentando a prática turística nessas localidades. “As localidades foram determinadas pela vocação turística e pela proximidade com Farroupilha, Nova Petrópolis e Gramado, com quais fazem divisa”, complementou Renata.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro