Daniel Guerra assina ordem de início de pavimentação comunitária em quatro localidades

Nossa Senhora do Rosário, Jardim Eldorado, Salgado Filho e Panazzolo foram contemplados

Publicado em 6/10/2018 - 00:00

Daniel Guerra assina ordem de início de pavimentação comunitária em quatro localidades
Nossa Senhora do Rosário, Jardim Eldorado, Salgado Filho e Panazzolo foram contemplados

Caxias do Sul (RS) – O prefeito Daniel Guerra (PRB) e o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos (Smosp), Leandro Pavan, assinaram a ordem de início simbólica das obras de pavimentação comunitária em quatro localidades de Caxias do Sul. Eles visitaram as quatro ruas junto ao vereador líder de governo, Chico Guerra, e ao titular da Coordenadoria de Relações Comunitárias, Claudir de Bittencourt.

As ruas beneficiadas são Natalino Jaci Deitos, no Nossa Senhora do Rosário; Carlos Drumond de Andrade, no Jardim Eldorado; Igneis Fedrizzi Angonese, no Salgado Filho; e Júlio Pedro Pezzi, no Panazzolo. O início dos trabalhos ocorre na próxima semana. A parte da prefeitura deve ficar pronta em até 60 dias. A maioria dos trechos são de 50 a 100 metros. Ao todo, mais de 200 famílias serão beneficiadas diretamente.

Daniel Guerra assina ordem de início de pavimentação comunitária em quatro localidades“Fomos até essas comunidades para dar boas notícias. De acordo com critérios justos, essas ruas foram selecionadas e essas mais de 200 famílias serão beneficiadas. Sem barro, sem pó. Agora a vida será outra”, afirmou o prefeito Daniel Guerra. Natiele Camargo, moradora do Jardim Eldorado, elogiou a iniciativa. “Vai ficar mais fácil para limpar a casa, minha filha não vai mais tossir. Estamos muito felizes”, disse.

Dentro do Programa Municipal de Pavimentação Comunitária, estabelecido pela lei municipal 7.084 de 23 de dezembro de 2009, as obras devem ser executadas pela prefeitura e por uma empreiteira com contrapartidas dos moradores. “A Smosp fica responsável por instalar a rede de drenagem completa, além de fornecer cancha, meio-fio, paralelepípedo e terraplanagem. A secretaria ainda tem a função de fiscalizar os trabalhos. A execução fica a cargo de uma empresa particular, contratada pelos moradores. Os recursos são divididos: cerca de 80% correspondem ao Executivo e 20% à comunidade”, explicou Leandro Pavan, titular da Smosp.

Aos moradores, cabe escolher a empresa privada para execução dos serviços, que deverá ser credenciada pelo Município. Após, eles pagarão à empresa os valores referentes à mão de obra, pó de brita e boca de lobo, além de responsabilizarem-se pela construção do passeio público em todo o trajeto pavimentado. “A ideia é muito boa. É um projeto novo pra Caxias. Geralmente a gente tinha que pagar tudo, agora a prefeitura nos ajuda. Podemos realizar nosso sonho”, relata Nestor Mussoi, morador do Panazzolo.

Para fazer parte do programa, os moradores devem preencher um Termo de Adesão que deve ser retirado na Coordenadoria de Relações Comunitárias, localizada na Prefeitura (rua Alfredo Chaves, nº 1.333, 3º andar, bairro Exposição). Após, é necessário levar o documento e abrir o processo no Protocolo Geral, no térreo do Centro Administrativo. A partir daí, o pedido é encaminhado para análise técnica da Smosp. Entre os critérios, é necessário que a rua seja regularizada e que todos os moradores envolvidos se comprometam com as despesas até o final da obra. Caso seja aprovada, a execução será realizada por uma empresa credenciada ao Município, de livre escolha dos moradores.

Ana Rech

A pavimentação comunitária da rua José Tomielo, em Ana Rech, já está concluída. Faltam apenas alguns ajustes para que as obras se encerrem. O trabalho faz parte do Programa Municipal de Pavimentação Comunitária, que consiste no calçamento de vias urbanas do Município a partir da iniciativa dos próprios moradores. Essa foi a primeira pavimentação público-privada realizada pela atual administração, com base nos pedidos dos próprios moradores durante um Gabinete Itinerante feito na localidade.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura de Caxias do Sul

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend