Crivella propõe acordo entre municípios da Região Metropolitana para segurança

Prefeito do Rio de Janeiro ressaltou que a cooperação entre os municípios deve ir além da questão da segurança pública

Publicado em 24/8/2017 - 00:00

Crivella propõe acordo entre municípios da Região Metropolitana para segurança
“Estamos preocupados com a entrada de fuzis e munição no estado”, disse Crivella

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) apresentou, na quarta-feira (23) uma proposta de cooperação técnica entre os 21 municípios da Região Metropolitana do estado na área de segurança pública. Esse foi o principal tema da quinta reunião geral do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), realizada no Centro de Operações Rio (COR). Entre as reivindicações dos prefeitos, estão o aumento do efetivo da Polícia Rodoviária Federal e o retorno das obras do Comperj, em Itaboraí. Eles pretendem formar uma comissão para ir a Brasília e conversar com o governo federal sobre os dois assuntos.

Crivella ressaltou que a cooperação entre os municípios deve ir além da questão da segurança pública. “Estamos preocupados com a entrada de fuzis e munição no estado. Também queremos a finalização do Comperj. Mas a ideia é que a gente possa se articular para outras parcerias, como fazer compras conjuntas de medicamentos, por exemplo”, disse o prefeito.

O secretário Municipal de Ordem Pública (Seop), Paulo Amendola, colocou a Guarda Municipal à disposição dos outros prefeitos para cursos de capacitação e outros projetos. Ele deu um exemplo de como pode ser útil a cooperação entre os municípios. “São João de Meriti é limítrofe com o Rio, sempre tem debandada de bandidos de lá para cá e daqui pra lá. É importante a troca de informações entre as duas prefeituras para que a gente tenha sucesso numa possível operação de captura desses bandidos”, afirmou Amendola.

A Prefeitura do Rio propôs também fazer parcerias com os demais municípios nas áreas de urbanismo, saúde, educação e cultura. Ao final da reunião, foi apresentada a minuta do termo de compromisso de cooperação técnica. Os prefeitos ficaram de apresentar suas demandas no prazo de um mês.

Participaram do encontro prefeitos e representantes dos 21 municípios da Região Metropolitana, além dos secretários municipais Indio da Costa (Urbanismo, Infraestrutura e Habitação), Marco Antonio Mattos (Saúde), César Benjamin (Educação) e Nilcemar Nogueira (Cultura); e da subsecretária de Planejamento e Gestão Governamental, Aspásia Camargo.

Texto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro
Foto: Edvaldo Reis

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend