Crivella faz lançamento nacional da Semana do Peixe

Campanha estimula o consumo de pescado em todo o país

Publicado em 4/9/2013 - 00:00

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Campanha estimula o consumo de pescado em todo o país

Brasília (DF) – O lançamento nacional da 10ª Semana do Peixe foi realizado na manhã desta segunda-feira (02) no Mercado do Peixe da Ceasa, em Brasília. A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, entre elas o ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella (PRB), e o governador em exercício do Distrito Federal, Tadeu Filippelli. Em todo o País, a campanha estimula o consumo de pescado, a proteína animal que lidera o mercado de carnes no mundo e é considerada a mais saudável pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

O ministro Crivella destacou, em seu discurso, a parceria entre o Governo Federal e a administração do DF para tornar Brasília e o seu entorno em referência nacional na produção de pescado. Outros pontos destacados pelo ministro foram o potencial brasileiro para o cultivo de pescado, a elevada produtividade da aquicultura e a importância do pescado para a saúde da população.

Bem humorado, o ministro Crivella comparou a situação dos peixes nas bacias brasileiras a atletas olímpicos. “Com os barramentos de hidrelétrica, os peixes não podem tentar salto à distância na época da piracema”, brincou. A piracema é o período em que muitas espécies de peixes sobem os rios para desovar e reproduzir.

Assim, a matriz energética brasileira comprometeu a quantidade de peixes nas 12 principais bacias brasileiras. A solução deste problema, conforme o ministro, passa pelo aproveitamento dos grandes reservatórios para a produção de pescado em gaiolas (tanques-rede). O ministro também defendeu a produção pesqueira nas propriedades rurais, conjugada a “plantios de soja, milho, trigo, frutas e hortaliças”. A água utilizada nos criatórios de pescado poderiam fertilizar os plantios.

04_09_13_destaque02_df_crivella_lanca_nacionalmente_semana_peixe002Peixe nas escolas

O governador do DF em exercício, Tadeu Filippelli, defendeu a mudança cultural dos brasileiros, que devem consumir mais pescado, uma proteína saudável. Ele adiantou que a rede de ensino público do Distrito Federal deve passar a oferecer pescado às crianças e jovens, na merenda escolar, até o final deste ano.

Filippelli também lembrou que um acordo com o Ministério da Pesca e Aquicultura irá expandir as instalações do Mercado do Peixe e do Centro de Tecnologia em Piscicultura da  Granja Modelo do Ipê, ligado ao DF. Com isto, os brasileiros e mesmo delegações estrangeiras poderão conhecer nos locais a cadeia produtiva da aquicultura, desde a produção de alevinos (filhotes de peixe) até o beneficiamento do pescado.

Peixe nacional

Com o slogan “Pescado, delícia com sabor de saúde”, a campanha da X Semana do Peixe também se volta para a valorização das espécies nativas ou cultivadas no País, como a tilápia, o pintado e tambaqui.

Atualmente o MPA implanta parques aquícolas em reservatórios públicos e no litoral. Apenas este ano foram lançados editais para aproveitamento aquícola nos estados de Goiás, Paraná, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, São Paulo e Mato Grosso do Sul. Recentemente, o Ministério da Pesca e Aquicultura divulgou uma relação de prefeituras – 27% das municipalidades do País – que estão aptas a participar de um programa de estímulo à aquicultura familiar em propriedades rurais.

Além destas medidas, o ministério realizou ações para reduzir a carga tributária do pescado, para aumentar o crédito no mercado através do Plano Safra e para desburocratizar a implantação de projetos no setor aquícola e pesqueiro.

04_09_13_destaque02_df_crivella_lanca_nacionalmente_semana_peixe003Moqueca de tilápia

Ao final da solenidade do lançamento nacional da X Semana do Peixe, a chef de cozinha maranhense Ada Silva, ensinou aos presentes a preparar uma saborosa moqueca de tilápia, utilizando ingredientes como coco de babaçu. Uma das dicas da cozinheira é que, por ser de mais fácil cozimento, a tilápia deve ser colocada na panela em não mais do que quatro camadas.

Após a apresentação, Ada Silva, que mora em Brasília há muitos anos, ofereceu a iguaria ao público, que não economizou elogios.

Marcaram presença no evento o superintendente da Associação de Supermercados de Brasília (ASBRA), Marcelo Marinho, o presidente da Central de Abastecimento do Distrito Federal, Wilder Santos, o capitão de Portos de Brasília, Ronaldo Shara Júnior e o secretário de Agricultura do Distrito Federal Lúcio Valadão, o presidente da Associação Haja Peixe e gestor do Mercado do Peixe de Brasília, Franciso Baia. Também compareceram outras autoridades da capital federal e dos estados de Minas Gerais e de Goiás, além de lideranças do Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), como a chefe de gabinete Margareth Cabral e o secretário de Monitoramento e Controle da pesca e Aquicultura, Américo Tunes.

Fonte e fotos: Ascom – MPA
Edição: Helen Assumpção / Agência PRB Nacional

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