Crivella entrega licenças e regulariza situação de comerciantes da Vila Kennedy

Prefeito do Rio de Janeiro distribuiu neste sábado (17), as 49 licenças para os comerciantes da Praça Miami voltarem a trabalhar

Publicado em 18/03/2018 - 00:00

Crivella entrega licenças e regulariza situação de comerciantes da Vila Kennedy
Crivella também distribuiu as tendas provisórias e apresentou o modelo do novo quiosque que será montado pela Prefeitura no local

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) distribuiu neste sábado (17), as 49 licenças para os comerciantes da Praça Miami voltarem a trabalhar na Vila Kennedy, regularizando a situação dos empreendedores no ponto mais tradicional da comunidade. A medida saiu uma semana depois das ações que retiraram as barracas do local. Crivella também distribuiu as tendas provisórias e apresentou o modelo do novo quiosque que será montado pela Prefeitura no local.

Pelo cronograma, os quiosques serão instalados em 45 dias. Pelo menos 12 vão ser instalados por semana. Os módulos terão relógio para medição do consumo de energia e ponto de água tratada. A Light, atendendo a um pedido do prefeito, fará a doação de refrigeradores para todos os comerciantes.

“Em uma semana a prefeitura conseguiu regularizar a situação, fazendo com que o espaço seja ocupado de forma ordenada. Acabaram os ‘gatos’ da Rioluz, da Light. Pegavam água que não era tratada. Isso era péssimo para eles e para a população. Agora é um novo tempo. Vão pagar as taxas, mas vão prestar um serviço de qualidade, com fiscalização da Vigilância Sanitária. Vamos oferecer cursos. Será um modelo que deverá ser levado para outros lugares. São 49 beneficiados que vão receber, primeiro, uma barraca, depois os quiosques. A linha de crédito vai ser oferecida, mas tenho a impressão que nem vão precisar. Estamos reparando tudo hoje em tempo recorde”, comentou Crivella.

Daniel Lima esperava a regularização há 17 anos. Ele não escondeu a emoção ao receber a licença de comerciante e ao ver o modelo do futuro quiosque. “Foi uma semana de muita luta e dedicação. Estou muito feliz agora. Tenho que agradecer a Deus e à equipe do Crivella. Não esperava que a licença para podermos voltar a trabalhar seria liberada tão rapidamente assim”, disse Daniel.

A Secretaria de Infraestrutura, Urbanismo e Habitação apresentou o novo projeto urbanístico da Praça Miami. Além dos quiosques, o espaço irá receber novo piso e calçamento, academia da terceira idade e área de convivência e lazer para os moradores.

As medidas complementam as ações da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Emprego e Inovação. Na semana passada, uma resolução da pasta formalizou a criação da Feira Especial da Praça Miami. No evento, a secretária Clarissa Garotinho (PRB) ainda anunciou outra grande novidade para os comerciantes: a criação do Polo Gastronômico da Vila Kennedy.

“Ontem baixei uma resolução que fará estudos para instituir o Polo Gastronômico da Vila Kennedy, que é um pedido antigo dos comerciantes, pois 80% dos que trabalham aqui atuam no ramo da alimentação. Será o Polo Gastronômico e Cultural da Vila Kennedy. Prefeito determinou e fizemos tudo dentro do mais curto espaço de tempo possível para que todos possam trabalhar dentro da legalidade. Tornando o sonho real em um projeto duradouro” disse Clarissa Garotinho.

Ações no bairro

O prefeito Marcelo Crivella aproveitou para anunciar aos moradores a retomada do programa Gari Comunitário na Vila Kennedy e o início do trabalho de recuperação do Rio Sardinha. Crivella também enumerou outros serviços para o bairro.

“Vamos fazer uma intervenção grande. Estou pedindo recursos a Brasília, quero asfaltar todas as ruas, fazer revisão nas redes pluvial e de abastecimento de água, implantar o Gari Comunitário no Rio Sardinha, poda das árvores, limpeza urbana nas praças, colocação de containeres, recuperação de nossa Clínica da Família. Enfim, um trabalho muito grande. E precisamos que este trabalho seja permanente. Tenho certeza que a Vila Kennedy será muito melhor depois da intervenção”, reforça o prefeito.

Ação Social

No início da manhã, também na Vila Kennedy, o prefeito Marcelo Crivella participou do programa de Ação Social na Escola Municipal Marechal Alcides Etchegoyen. O evento levou serviços de emissão de documentos, orientação jurídica, assistência a mulheres e idosos, vacinação contra a febre amarela, assistência médica e odontológica, regularização do serviço militar e atividades recreativas para a população. A ação foi uma parceria entre o município, o estado e o Gabinete de Intervenção Federal.

Sebastiana Aparecida, 65 anos, aproveitou para fazer a medição do índice de glicose no sangue e aferir a pressão arterial. “Fazer esse exame foi muito importante pra mim. Estava precisando muito”, comemorou a dona de casa.

Ronald Henrique, 14 anos, não perdeu a oportunidade e fez inscrição no Programa Jovem Aprendiz. “Quero começar a trabalhar e ajudar minha família. Essa chance caiu do céu”, brincou Ronald.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: [email protected]. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend