Crivella defende fim da autorização prévia de plano de saúde para atendimentos

Responsáveis poderão ser punidos com detenção, que varia de três meses a um ano, além de multa.

Publicado em 15/07/2015 - 00:00

Crivella defende fim da autorização prévia de plano de saúde para atendimentos
Norma está prevista no PLS nº 480/2015. Responsáveis poderão ser punidos com detenção, que varia de três meses a um ano, além de multa.

 

Brasília (DF) – O senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) apresentou o Projeto de Lei nº 480/2015, que prevê a punição para o funcionário, representante ou diretor da operadora do plano privado de assistência à saúde ou do hospital prestador de serviço, que exija do paciente a obtenção de autorização prévia do plano como condição de realização de qualquer atendimento em saúde, inclusive internações, consultas, exames e outros procedimentos.

Pelo texto, os responsáveis poderão ser punidos com detenção, que varia de três meses a um ano, além de multa. Se a demora ou falta de atendimento gerar lesão de natureza grave, a pena será aumentada pela metade. Se o beneficiário falecer, a pena poderá ser triplicada.

Crivella explica que vários beneficiários de planos de saúde têm esbarrado na dificuldade de realizar algum tipo de procedimento médico e ambulatorial devido a necessidade de autorização prévia das operadoras. “Muitos planos de saúde impedem ou dificultam o atendimento do paciente, como forma de controlar o acesso aos serviços de saúde. Infelizmente, a prática tem sido recorrente e causado grandes transtornos aos beneficiários, dificultando, sobremaneira, a obtenção de um serviço que, contratualmente, é do seu direito e já foi pago, antecipadamente”, criticou o senador do PRB ao destacar que a prática é extremamente prejudicial às pessoas no momento em que estão fragilizadas.

Fonte e foto: Ascom / Senador Marcelo Crivella
Edição: Agência PRB Nacional de Notícias

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro