Crivella assina acordo para desenvolver programas sociais e esportivos para jovens

Projeto também prevê a capacitação profissional de quatro mil jovens, inicialmente. A ideia é que esses jovens de áreas de risco saiam com estágios e empregos

Publicado em 5/4/2018 - 00:00

Crivella assina acordo para desenvolver programas sociais e esportivos para jovens
Projeto também prevê a capacitação profissional de quatro mil jovens, inicialmente. A ideia é que esses jovens de áreas de risco saiam com estágios e empregos

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) assinou, nesta quarta-feira (4), um protocolo de intenção com o Sesc/Senac para a implantação de projetos de desenvolvimento educacional, sociocultural e esportivo e de formação profissional para jovens de comunidades carentes na cidade. O acordo foi assinado com o interventor do Sesc/Senac, Luiz Gastão Bittencourt, na presença de autoridades federais, como os ministros do Desenvolvimento Social, Osmar Terra; da Segurança Pública, Raul Jungmann; e o interventor federal na segurança pública do Estado do Rio, general Braga Neto.

O projeto prevê a capacitação profissional de quatro mil jovens, inicialmente. A ideia é que esses jovens de áreas de risco saiam com estágios e empregos, e também com orientação para montar pequenos negócios, principalmente no setor de informática. O Ministério do Desenvolvimento Social, o Sesc/Senac e a Prefeitura pretendem ampliar essa oferta de vagas para oito mil ou dez mil em 2019. Ao longo dos anos, a expectativa é beneficiar até 50 mil jovens.

Crivella assina acordo para desenvolver programas sociais e esportivos para jovens“Oferecer oportunidades a esses jovens é o caminho. Aqui custa suor, tem que ter esforço e dedicação. Mas é assim: edificar sua vida sobre a rocha, e não sobre a areia, para crescer e ninguém derrubar”, aconselhou Crivella, voltando-se para estudantes, durante o evento no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare, da Prefeitura, próximo à Rocinha, em São Conrado, Zona Sul.

O ministro Osmar Terra destacou a importância do investimento social no combate à violência urbana. “O Brasil vive tempos difíceis, uma epidemia de violência. Agora começou o processo de reversão disso, mas não é simples. E não se faz só com repressão, embora ela seja importante também. Temos que trazer o jovem para o contraturno na escola e para a formação profissional”, afirmou.

O ministro Raul Jungmann citou a esperança que iniciativas sociais desperta. “É fundamental manter viva a chama da esperança, porque sem ela não se muda nada. Os jovens estão morrendo no Brasil como se vivêssemos em guerra. E quando jovens morrem, morre o futuro do país. Projetos sociais como esses aqui são sementes importadoras de futuro”, declarou o ministro extraordinário da Segurança Pública.

Hotelaria e esportes

A partir deste mês, começam as atividades da Unidade Avançada de Hospitalidade Senac RJ, no Centro de Cidadania Rinaldo de Lamare. Serão atendidos jovens beneficiários de programas sociais com oferta de cursos de qualificação profissional nas áreas de Turismo e Hotelaria.

Em junho, será realizado na Arena 3 do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, e no Parque Radical do Rio, em Deodoro, o programa Sesc Legado Olímpico, em parceria com a Prefeitura do Rio, o Ministério do Desenvolvimento Social e o Ministério do Esporte. O programa levará esporte, recreação, assistência, saúde, cultura e educação a jovens da rede pública e à população de comunidades locais.

“Nossos jovens precisam de oportunidade de uma vida saudável e digna. Isso é o que nós do Sesc/Senac fazemos de melhor, através do emprego, do acolhimento a esses jovens e da formação profissional”, disse Luiz Gastão Bittencourt.

Adriana Medeiros, presidente da Associação de Moradores da Rocinha, comunidade vizinha ao Rinaldo de Lamare e que tem jovens beneficiados pelos programas, fez um alerta sobre o papel da educação no resgate de vidas. “Nossos jovens da comunidade precisam de chances. Se não for pela educação e pela formação profissional, vão continuar indo para o crime. A educação é o meio para transformar as vidas desses jovens”, ressaltou.

Texto e fotos: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend