Crivella apresenta a Árvore do Rio, símbolo do Natal que volta à cidade

Prefeito fez a apresentação oficial da Árvore do Rio, ontem (30), mas a inauguração será neste sábado, 1º de dezembro, às 21h, na Lagoa

Publicado em 01/12/2018 - 00:00

Crivella apresenta a Árvore do Rio, símbolo do Natal que volta à cidade
Árvore do Rio, principal símbolo do Natal carioca, que será inaugurada neste sábado, 1º de dezembro, às 21h

Rio de Janeiro (RJ) – O prefeito Marcelo Crivella (PRB) fez ontem (30), no Palácio da Cidade, a apresentação oficial da Árvore do Rio, na Lagoa, principal símbolo do Natal carioca, que será inaugurada neste sábado, 1º de dezembro, às 21h. Ao longo do mês em que se celebram as festividades de fim de ano, haverá eventos culturais gratuitos no entorno do espelho d’água da Lagoa, numa grande festa para cariocas e turistas. A prefeitura montou operação especial para garantir a ordem pública e orientar o trânsito na região, com agentes da CET-RIO e da Guarda Municipal.

“O Rio vem enfrentando desafios, e o papel da Prefeitura é esse que desempenhamos para viabilizar a Árvore: a busca por parceiros na iniciativa privada. Os grandes eventos precisam ser feitos pela iniciativa privada, para que o Poder Público consiga investir em saúde, educação e outras ações que beneficiem a população”, afirmou Crivella.

Durante a solenidade de lançamento da Árvore, o prefeito destacou a criação, há cerca de um mês, do Comitê Operacional de Grandes Eventos do Rio de Janeiro (Comven), que amplia a voz das associações de moradores nas decisões sobre realizações de grandes eventos na cidade. O comitê reúne representantes de secretarias e órgãos municipais. A determinação para que associações de moradores tenham voto no Comven foi do próprio Crivella, por considerar fundamental que os cidadãos participem das decisões que impactam seus bairros.

Árvore com novo patrocinador

Com novo patrocinador – a Petrobras –, a tradição do Natal retorna após um esforço da prefeitura na atração de outros parceiros que viabilizassem o projeto. As empresas TIM e 99 se juntaram à iniciativa. A Árvore do Rio costuma reunir 200 mil visitantes nos cerca de 30 dias em que fica na Lagoa. E desta vez uma série de eventos paralelos e ativações promete tornar a experiência mais divertida.

“Sempre pensamos os eventos de forma a trazer benefícios duradouros para a cidade, não apenas durante o período em que eles acontecem. Assim, no caso da Árvore do Rio, a Prefeitura conseguiu garantir a verba para a restauração total da Pérgula do Parque dos Patins, também na Lagoa, interditada há mais de cinco meses pela Defesa Civil, por risco de desabamento”, informou Rodrigo Castro, subsecretário municipal de Eventos.

Esquema de trânsito

A partir deste sábado (1º/12), e durante todo o período em que a Árvore do Rio estiver em exibição (até 6 de janeiro), haverá esquema especial de trânsito nos arredores da Lagoa e nas principais vias impactadas pelo evento. A operação contará com a participação de 110 homens, entre guardas municipais, controladores da CET-Rio e equipes de apoio, com sete veículos operacionais e 13 motocicletas, que trabalharão para manter a fluidez do tráfego, coibir o estacionamento irregular e orientar pedestres. O estacionamento estará proibido em todo o entorno da Lagoa. Quem for ao evento deve priorizar o transporte público. Além das estações de metrô, o local também é servido por mais de 30 linhas de ônibus partindo de várias partes da cidade.

Painéis de mensagens variáveis informarão as condições do tráfego nas vias do entorno. O Centro de Operações Rio (COR) vai monitorar toda a área do evento com câmeras e implantar ajustes na programação dos sinais de trânsito com o objetivo de garantir a fluidez do tráfego.

A Guarda Municipal vai atuar em ações de ordenamento urbano e de fiscalização do trânsito, principalmente nas vias de maior movimento, como as Avenidas Epitácio Pessoa, altura da Curva do Calombo; e Borges de Medeiros, altura do Parque dos Patins e Parque das Figueiras. As equipes também vão reforçar o patrulhamento no entorno das estações do Metrô General Osório e Cantagalo, que são as recomendadas para chegar ao evento. A operação ainda contará com a distribuição de pulseiras de identificação para crianças e a presença dos mascotes da instituição: Justo e Linda.

O esquema especial também terá o reforço dos grupamentos especiais de Praia, Tático Móvel, de Motociclistas e de Operações Especiais. A Coordenadoria de Fiscalização de Estacionamentos e Reboques, vinculada à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), vai atuar com reboques no entorno da Lagoa Rodrigo de Freitas. Em caso de veículo removido, o cidadão deve imprimir a Guia de Pagamento e de Remoção (GPR), pelo site da Prefeitura ou no próprio Depósito da Prefeitura, na esquina da Avenida Pedro II com a Avenida Francisco Bicalho, próximo à Leopoldina. O depósito funciona todos os dias, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h. Link para consulta de veículo rebocado: https://bit.ly/2Ct2y4.

Eventos gratuitos

A Árvore do Rio trará vários eventos gratuitos. Graças ao apoio da 99, pedalinhos e triciclos especiais funcionarão de forma gratuita durante os finais de semana. Também haverá um Mirante próximo ao Estádio de Remo da Lagoa, com uma arquibancada montada para as pessoas apreciarem o show de luzes.

Haverá também quatro decorações especiais de Natal, interativas, oferecidas pelos Postos Petrobras, para que cariocas e turistas possam registrar as melhores lembranças da Árvore do Rio. No Espaço de Natal Petrobras, o Papai Noel da Árvore do Rio estará presente nos fins de semana. Outras duas decorações ressaltarão ícones natalinos, com uma pilha de caixas de presentes e o trenó do Papai Noel. A terceira será um pedido de +Amor, em letras gigantes.

A TIM terá um palco localizado no Parque do Cantagalo, com shows e apresentações que vão reforçar a diversidade da cultura e da música brasileira. Às sextas, sábados e domingos, a programação se iniciará às 15h, com atividades culturais, seguida por dois shows musicais, às 17h e às 19h, totalizando 32 apresentações. Nos demais dias da semana, as ações culturais encantarão crianças de todas as idades, das 16h às 18h.

No show inicial, no próximo domingo, 2 de dezembro, será feita uma homenagem ao mais carioca dos ritmos musicais, para honrar o Dia Nacional do Samba. A abertura será com Flor do Samba, roda formada só por mulheres. Em seguida, Pretinho da Serrinha, sambista indicado ao Grammy. Até o último show, no dia 6 de janeiro, o Palco TIM dará espaço para artistas de diferentes partes do Rio e de outras cidades, passeando pelo rock, MPB, música clássica e ritmos de carnaval, entre outros.

Texto e foto: Ascom – Prefeitura do Rio de Janeiro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro